17 de dezembro de 2021

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

6 Animes que podem disputar o Oscar 2022

4 min read

A Academia já definiu a lista de filmes elegíveis para o Oscar de 2022. Foram divulgados os filmes nas categorias de Longa-metragem de Animação, Documentário e Longa-Metragem Internacional. Dos 26 longas animados da lista, seis são filmes japoneses. Confira abaixo um pouco sobre cada um deles.

BELLE

O filme foi muito aplaudido no Festival de Cannes deste ano e é um dos mais promissores da lista.

Suzu é uma estudante de ensino médio de 17 anos que mora em uma aldeia rural com o pai. Por anos, ela foi apenas uma sombra de si mesma. Um dia, ela entra em “U”, um mundo virtual de 5 bilhões de membros na internet. Lá, ela não é mais Suzu, mas Belle, uma cantora mundialmente famosa. Ela logo se encontra com uma criatura misteriosa. Juntos, eles embarcam em uma jornada de aventuras, desafios e amor, em busca de tornarem-se quem realmente são.

Fortune Favors Lady Nikuko

O filme chegou a receber premiações, no Bucheon Festival Internacional de Animação (BIAF), levou o Korean Society of Cartoon and Animation Studies (KOSCAS) President’s Prize na categoria Prêmios especiais e também no Festival Internacional de Cinema de Fantasia de Montreal ganhou o prêmio “Eixo: O Prêmio Satoshi Kon de Excelência em Animação” como Menção Especial.

Nikuko é uma mulher impetuosa, alegre, dispersa e apaixonada em uma cidade litorânea pacata no norte do Japão. Ela também é a mãe solteira de Kikuko, de 11 anos, que é seu oposto em muitos aspectos. Kikuko é uma menina jovem, pensativa, discretamente curiosa e metódica em como encara a vida nesta pequena cidade portuária. Nikuko embaraça Kikuko como qualquer mãe de um pré-adolescente faria, mas o espírito ousado de Nikuko a torna especialmente conhecida em uma cidade onde a própria Kikuko não quer nada mais do que simplesmente se misturar. Enquanto Kikuko navega pelos dramas sociais cotidianos do ensino médio, realçados com toques de realismo mágico de sua imaginação sempre presente, uma revelação chocante do passado ameaça destruir o relacionamento terno delas.

Josee, The Tiger and the Fish

O filme é adaptação do romance de Seiko Tanabe e traz uma história emocionante e bastante real.

A história se concentra no relacionamento entre Tsuneo e Josee. Tsuneo é uma estudante universitária e Josee é uma jovem garota que raramente sai de casa sozinha por não poder andar. Os dois se encontram quando Tsuneo encontra a avó de Josee levando-a para uma caminhada matinal.

The Laws of the Universe – The Age of Elohim

A história se passa na Terra há 150 milhões de anos. Naquela época, vários alienígenas viviam em harmonia aceitando uns aos outros sob o Deus da Terra, Elohim. Um dia, um meteorito voa em direção à Terra em alta velocidade, mas logo antes de atingir, uma soldado, Yaizael vem do planeta Vega e ela protege por pouco a Terra da destruição. O incidente do meteorito foi na verdade um plano para aniquilar a Terra por Dahar…

Pompo: The Cinéphile

O filme foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Fantasia de Montreal e contou com direção de Takayuki Hirao (God Eater) no estúdio CLAP, Shingo Adachi (Sword Art Online, Wagnaria !!) foi responsável pelo design dos personagens e Ryoichiro Matsuo (Kono Sekai no Katasumi ni) o produtor.

Pompo: The Cinéphile descreve a arte de fazer filmes e gira em torno de Joelle Davidovich “Pompo” Pomponette, um talentoso produtor de filmes que parece uma garota. Operando fora da capital do cinema “Nyallywood”, Pompo tem feito um filme de entretenimento de qualidade B após o outro que qualquer um gostaria. Um dia, Gene, assistente de “cinéfilo” de Pompo, vê um novo roteiro escrito por Pompo e fica emocionado com sua história requintada. Em um ataque de paixão, ele proclama: “Quero ver isso como um trabalho acabado nos cinemas o mais rápido possível!” No entanto, Pompo diz a ele: “Então você filma este filme”. Assim, Gene assume seu primeiro show como diretor. Enquanto isso, Natalie, uma garota comum que acaba de chegar à cidade com sonhos de atriz de cinema, foi descoberta por Pompo…

Poupelle of Chimney Town

O filme adapta o livro de Akihiro Nishino, Entotsu-chou no Poupelle (Poupelle of Chimney Town).

A história se passa em uma cidade cercada por um muro com 4.000 metros de altura. Como a cidade está cheia de chaminés, o ar está sempre cheio de fumaça. Ninguém na cidade sabe como é o céu. Na noite do festival de Halloween da cidade, um entregador acidentalmente derruba o coração que deveria entregar. Ele não consegue encontrar o coração na fumaça e desiste. O coração continua a bater onde caiu na cidade das chaminés.

1 thought on “6 Animes que podem disputar o Oscar 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.