14 de junho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Gohan é o personagem mais forte de Dragon Ball?

9 min read

Dragon Ball é um dos animes de maior sucesso no mundo, tendo uma legião de fãs desde seu lançamento nos anos 80, e não há como duvidar disso. Mas uma dúvida que paira sobre as cabeças dos fãs é: afinal Gohan é mesmo o mais poderoso ou não?

Primeiro vamos começar falando um pouco sobre o personagem e toda sua trajetória dentro da história Dragon Ball Z.

Origem e Momentos

Gohan nasceu no ano 757, cerca de uma ano depois que Goku se casou com Chi-Chi. Ele leva o nome do avô-adotivo de seu pai, tornando aquele momento mágico tanto para o garoto quanto para o pai. Ele cresceu ao lado de sua família amorosa, mas o detalhe é que ele era uma criança um tanto medrosa e chorona, dando um pouco de trabalho para todos.

Saga dos Saiyajins e Freeza

Durante a saga dos Saiyajins ele foi colocado a prova. Seu primeiro momento mais marcante, foi quando ele salva seu pai de seu tio Raditz, ao acerta-lo com um poder latente que estava adormecido dentro de si. Após isso, com a morte de Goku e Raditz, Piccolo leva o jovem Gohan para ser treinado devidamente, já que seu poder era superior para sua idade, tendo um potencial enorme a ser lapidado.

Piccolo o treina de forma rígida e até mesmo cruel, mas ainda sim, cuidava dele para que não tivesse grandes problemas, como passar fome, ou sede, perigos enquanto estava dormindo e outras situações que poderiam surgir além do controle.

Em meio ao treinamento, Gohan acaba se deparando com a lua cheia, fazendo com que ele se transforme no temido macaco gigante chamado Oozaru. Piccolo acaba tendo que enfrenta-lo, mas sem muita eficácia, assim ele acaba decidindo destruir a lua para poder controlar o jovem e ao final, corta a cauda também como garantia.

O detalhe para essa parte de sua história é a aproximação entre ambos os personagens, que acabam se tornando metre e discípulo, mas muita gente ainda acha que Piccolo foi mais pai que o próprio Goku, já que em toda a sua vida eles dois estiveram juntos, se ajudando e se protegendo.

Anos se passaram, e o poder de Gohan se mostrava promissor, isso porque ele vinha treinando e se dedicando a se tornar mais forte. Na saga do Freeza, ele tem um grande destaque, já que ele tem a missão de resgatar as esferas do dragão no planeta Namekusei. Lá ele enfrenta vários oponentes do grande exercito do Imperador Freeza, colocando a sua força a prova por muitas vezes ao lado de seu amigo Kuririn. Ele também acaba se encontrando com o Patriarca, que o ajuda a atingir um potencial ainda maior ao liberar o seu poder por meio de seus poderes, assim, evoluindo ainda mais o jovem.

Vale ressaltar que essa saga foi uma das mais épicas do anime, se tornando um marco e um dos momentos mais lendários para os fãs, a enfim transformação de Goku em Super-Saiyajin, não tem nenhum momento mais marcante em outros animes do que esse.

Saga dos Androides e de Cell

Agora chegamos ao ponto de virada de sua história, onde realmente seu potencial e poder se mostram únicos. Durante a saga dos Androides, ele evita lutar, já que prefere sempre ir pelo lado do diálogo, mesmo assim, ele luta ao lado de seus amigos para impedir os inimigos de conquistar seus objetivos, sendo um desses, matar seu pai Goku, mas havia um problema a mais, um ser que vinha do futuro acabou absorvendo esses androides, a criatura se chamava Cell, um mostro criado para um único fim, o extermínio da humanidade.

A saga de Cell se mostrou um novo momento para os guerreiros Z e principalmente para Gohan, que teve seu poder elevado ao máximo, após um longo treinamento com o seu pai dentro da sala do tempo. Lá ele foi submetido a todos os limites, controlando seu poder e treinando para se transformar em um Super Saiyajin. Após o término do treino, ambos saem da sala do tempo diferentes, mais fortes, transformados, mas com uma serenidade que chegava a deixar os outros preocupados e até irritados com a situação, parecia que eles já tinham certeza da vitória contra o demônio Cell.

Quando chegou o dia do tornei do Cell, Goku foi o primeiro a lutar, algo que ficou muito marcado para os fãs, foi uma das lutas de Dragon Ball mais legais de todos os tempos. Mas a verdadeira luta ainda estava por vir. Goku acaba se retirando da luta dizendo para o vilão que havia ali alguém muito mais poderoso que ambos, alguém que faria ele, o monstro, pedir para nunca ter existido.

Gohan agora era o novo adversário de Cell, um jovem que acabou de se descobrir como um grande Super-Siayajin agora precisava salvar o mundo no lugar de seu pai. Claro que essa atitude de Goku foi questionado pelos seus companheiros, mas ele dizia que seu filho tinha um potencial ainda maior, adormecido e precisaria acordar para poder mostrar o seu verdadeiro poder.

Durante a batalha ele acaba mostrando que realmente era forte, mas por causa de não gostar de lutar, ele acaba se mostrando fraco e fica subjugado pelo Cell, até que, em um certo momento, o vilão acaba criando pequenos clones de si, atacando seu pai e seus amigos, fazendo eles sofrerem pela fraqueza que Gohan mostrava naquele momento, o provocando para que ele realmente lute como deve ser, e quando tudo se parecia perdido, Nº16 acaba incentivando com palavras o jovem:

Gohan, vê se me escute! Não é pecado lutar pela justiça, ao contrário, é uma boa ação, pense, existem inimigos que não são convencidos por palavras. Você só tem que soltar a fúria que esta em seu espírito. Eu sei como você se sente, não precisa mais suportar isso Gohan.”

“Gohan, proteja os seres vivos e as plantas deste mundo, que eu tanto amei! Conto com você.

Cell destrói Nº16, e ao ver aquela situação e ter escutado tudo o que ele tinha dito, Gohan explode e solta todo o seu poder, mostrando que ele realmente é o guerreiro mais poderoso da franquia, dando uma surra épica no vilão. No final ele o derrota com um Kamehameha apoiado pelo espírito de seu pai que tinha sido morto após a explosão do Cell no planeta do Senhor Kaioh do norte.

Confira também:

Todas as transformações de um Saiyajin em Dragon Ball

Saga de Majiin Boo

Até ai temos a certeza de que ele é o personagem mais poderoso e que substituiria Goku na continuação da história. E isso até parecia que seria o que viria acontecer na saga do Majiin Boo, mas o nome Goku é muito mais poderoso dentro da franquia, dando a falsa esperança de termos o desenvolvimento do personagem sendo reduzido a mais fraco e até mesmo ridículo.

E assim foi com o passar das histórias que vinham na sequência, apenas poucas vezes durante esse tempo tivemos um vislumbre do real poder de Gohan, quando ele sai para treinar com o Supremo Kaiohshin ele acaba ganhando um novo poder, o “Ultimate Gohan”, poder esse adquirido por um ritual. Essa é uma transformação sem muitos efeitos visuais, apenas seu poder realmente aumentou, ou seja, nada de brilho, mudança de cor de cabelo e nem nada que lembre um Saiyajin. Até aí ok, ele realmente volta mais poderoso e pronto para voltar a ser o protagonista, onde ele acaba dando uma surra no Boo maligno, mas como tudo que é bom dura pouco, ele acaba sendo derrotado e absorvido pelo poder de seu inimigo, dando ainda mais poder para o Boo.

Torneio do Poder

Outro momento que tivemos um momento de “opa, agora vai”, foi durante o Torneio do Poder em Dragon Ball Super, quando ele se mostra um adversário muito poderoso e que poderia bater de frente com adversários de imenso poder, nesse momento temos duas vertentes, duas ideias a respeito desse momento.

A primeira é o anime, onde ele luta ao lado de seu mestre Piccolo contra os inimigos durante boa parte do torneio, e apenas no final ele fica sozinho. Ele enfrenta alguns adversários sozinho, dando aquele ar de esperança que ele irá mostrar o seu verdadeiro poder, mas sempre que ele se vê encurralado ou com dificuldades que não consiga resolver, alguém aparece para ajudá-lo, sendo o Freeza, Vegeta, ou até mesmo seu pai. E foi isso o que aconteceu, durante uma luta contra um adversário gigante e muito poderoso, ele junto de seu pai e Vegetam lutaram para derrota-lo, claro que o golpe final foi dele, mas no fim foi ajudado. E o seu último momento foi quando ele prende Dispo do universo 11, para ser jogado para fora da arena pelo Freeza, se sacrificando para levar um adversário forte para fora do torneio.

O segundo é o manga, que é um pouco mais interessante, colocando ele a um nível maior do que visto na animação. Lá é ele quem luta em pé de igualdade contra a Kefla, mostrando que na realidade o seu poder é muito maior que apresentado no anime.

O que diz o criador e o que se pode esperar

Agora teremos o filme que terá como protagonista Gohan, dando mais uma chance para ele se tornar o mais poderoso entre os Saiyajins. Recentemente, em uma entrevista, o criador Akira Toryama disse o seguinte:

“Na verdade, Gohan é mais forte do que todos. Ou pelo menos é o que dizem, já que ele não teve muitas oportunidades de brilhar ultimamente. Para motivar Gohan, foi preciso a ajuda do seu querido mestre Piccolo, ao invés de seu pai Goku. Tentei criar um novo Super-Herói ao juntar esses dois nos holofotes através de suas intensas batalhas com os androides Gamma.”

Bem, sabendo disso, agora temos a fala oficial do criador, dando como Gohan como o personagem mais poderoso, mas ainda sim, não temos isso na prática de certa forma. Claro que, durante toda a obra sempre foi mencionado de maneira subliminar, que ele seria o futuro da franquia, mas como o Goku é um personagem muito querido e que traz muitos recursos financeiros para a obra, acabaram deixando-o de lado.

Mas que fique claro, que isso não foi uma decisão do Akira, mas sim um acordo com a Toei, principal acionista e detentora dos direitos de imagem dos animes. Vale ressaltar que apesar dela ser a detentora, Akira tem total poder de decisão da obra, só que claro a sempre reuniões para colocar em prática as ideias, dando sempre a ênfase no que é “melhor” para a franquia.

Pôster de Dragon Ball Super: Super Hero.

Não há dúvidas que ele pode se tornar poderoso, mas com tudo o que já foi mostrado e que pode ser mostrado, é algo que fica um pouco duvidoso das palavras do criador e do que foi mostrado. A ideia original era ele ser o grande protagonista, mas não rolou, será que agora isso vai acontecer? No manga ainda temos Goku como o grande herói, mas com esse filme novo e com a promessa de um futuro brilhante para o Gohan, será que teremos o passar da tocha entre os personagens? Mas a real questão, será que os fãs vão gostar? Muitas dúvidas continuam surgindo, poucas questões sendo respondidas, a única coisa que sabemos, é que obra continua a todo vapor no manga, enquanto que o anime está em um hiato desde 2018.

Vamos agora aguardar as cenas dos próximos capítulos e ver se realmente teremos ele como o protagonista e o mais poderoso dos saiyajins e quem sabe do universo.

 

 

Confira também:

Wendel Bezerra se diz incerto quanto ao lançamento do novo filme Dragon Ball Super: Super Hero

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.