22 de fevereiro de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

10 vilões mais aterrorizantes que o Batman já enfrentou

12 min read

Estamos nas vésperas do lançamento do filme The Batman e o hype está lá em cima com essa grande produção que chega aos cinemas no próximo dia 3 de março.

Ao longo de seus 80 anos, ele enfrentou incontáveis inimigos, que chegaram a deixá-lo em apuros e até mesmo em situação gravíssima. A diversidade de vilões é gigante, desde bandidos comuns, psicopatas, meta-humanos, alienígenas e entidades, essa variação deixou o morcegão mais casca-grossa. Porém, quando falamos realmente dos que o rodeiam, temos que voltar para sua origem, e lá vemos os mais caóticos e mortais personagens que ele teve que enfrentar.

Gotham é o cenário principal de toda a mitologia do Cavaleiro das Trevas, lá ele teve seus maiores embates e maiores perdas, não há um herói da DC que teve mais trabalho do que ele.

Agora com o filme The Batman, que será estrelado por Robert Pattinson, teremos o vislumbre de uma cidade lotada de violência e corrupção, onde alguns dos maiores vilões de sua história estarão reunidos.

Mas, vocês conhecem esses vilões, ou outros que estão na lista do Morcegão?

Se sua resposta é não, bem, não tem problema, vamos apontar 10 vilões que fazem o Batman perder o sono.

CHARADA

Sendo o principal vilão do filme, Charada é um dos mais inteligentes e mais psicopatas que o Batman conhece.

Criado por Bill Finger e Dick Sprang, sua primeira aparição foi no quadrinho Detective Comics #140 em 1948. Seu nome é Edward Nygma, um homem muito inteligente e curioso, sendo até mesmo muito obcecado pela curiosidade no geral.

Charada, como seu nome sugere, é um homem obcecado por enigmas, algo que o faz tão único. Seu traje é tão único quanto ele, verde e cheio de pontos de interrogação, se tornando sua própria assinatura de vilão. Sua presença chega a ser um tanto cômica, mas se engane se você pensa que ele é uma simples pessoa que almeja o conhecimento de tudo.

Batman teve muito trabalho com ele, desde o principio todas as suas “charadas” foram algo altamente perigosas, já que sempre envolvia uma vida humana ou várias nesse jogo psicótico. Por muitos anos ele foi uma pedra no sapato do morcegão, mas apesar de ser uma pessoa muito inteligente e cheia de artimanhas, ele era fraco quando era pego em suas próprias armadilhas, seu psicológico era facilmente afetado, odiava quando era questionado e geralmente era assim que o Batman vencia, sempre questionando sua inteligência de forma banal.

Mas seu maior e mais importante feito, em sua própria visão, foi resolver a charada “Quem é o Batman?”. Charada conseguiu resolver essa questão, mas ele não esperava que o morcego o fizesse de bobo. Pois quando ele chega e diz o nome Bruce Wayne, o Cavaleiro das Trevas fecha os olhos e sorri, algo que o próprio vilão fica sem entender.

Batman então fica o questionando e tentando fazer com que o Charada perdesse o controle de sua sanidade, desistindo de sua resposta e vendo que não sabe quem é o morcegão.

Habilidades:

  • Inteligência nível gênio.

Sua bengala é seu principal equipamento, além de suas roupas que são especiais.

PINGUIM

Sendo um dos mais icônicos vilões do Batman, pinguim é um mafioso sem escrúpulos e nojento, considerado pelo próprio morcego como a principal doença de Gotham.

Criado por Bill Finger e Bob Kane, sua primeira aparição foi no quadrinho Detective Comics #58 em 1941. Seu nome é Oswald Chesterfield Cobblepot, um homem ganancioso, violento, amargo e se considera o Cavalheiro do Crime, ou quando ele está muito louco o Rei de Gotham.

O seu nome Pinguim vem de sua forma física baixa e corpulenta. Ama aves e guarda-chuvas, principalmente aqueles que são armados com tecnologia avançada. Oswald é conhecido por seu temperamento, um homem que sempre está de mal humor e invejoso, mesmo assim tenta sempre ser um cavalheiro em frente ao público.

Pinguim é um dos grandes responsáveis para a pacificação de Gotham, Batman por anos tenta tirá-lo de cena, mas com o passar dos anos fica cada vez mais difícil. Ele é um dos chefes do crime da cidade, basicamente ele comando o subúrbio de forma muito linear e violenta. Era muito difícil prende-lo apesar de ser lento e fraco fisicamente, mas sua violência e comando de cartel são inquestionáveis.

Um dos seus maiores feitos foi ter se tornado quase prefeito de Gotham, um dos piores pesadelos do Batman, mas por causa de seu temperamento acabou perdendo essa chance e sendo preso pelo morcego.

Seus equipamentos são altamente tecnológicos e mortais.

DUAS CARAS

Outro vilão icônico que sempre gostou de jogar com a sorte de suas vitimas e até a sua própria. Pode se dizer que se tem um vilão que usa muito bem a sua lábia, seria o próprio Duas Caras.

Criado por Bill Finger e Bob Kane, sua primeira aparição foi no quadrinho Detective Comics #66 em 1942. Conhecido também como Harvey Dent, um ex-advogado que lutava por uma justiça ampla, onde se pode-se ver um futuro em Gotham assim como Batman.

No passado, Dent era um excepcional advogado, ajudando e muito o próprio morcego a colocar grandes mafiosos atrás das grades. Mas em um certo evento, durante um julgamento, o mafioso Maroni acaba jogando ácido no rosto dele, o deixando com metade de sua face queimada e em carne viva.

Após isso ele acaba se tornando um vilão tão cruel quanto aqueles que ele colocava atrás das grades, mostrando sua verdadeira e real justiça, apesar de ser de uma forma perturbada. Ele usava uma moeda para jogar com a sorte de suas vitimas e geralmente a moeda cai para o lado do azar.

Um de seus feitos foi ter conseguido derrubar 90% de todo o cartel de Gotham, isso depois que se tornou Duas Caras, e em sua maioria ele simplesmente matava os que entravam em seu caminho, para ele a justiça estava feita. Infelizmente para ele Batman pensava diferente, assim aquele que uma vez era seu parceiro contra o crime se tornou seu inimigo mortal.

Habilidades

  • Inteligente
  • Mestre em artes marciais
  • Exímio Atirador

Seus equipamentos são dos mais variados sendo armas no geral, mas sua arma preferida era uma Magnum 357 prata.

EXTERMINADOR

O mais letal vilão que o Batman já enfrentou, sendo conhecido como Exterminador, ele é um dos que chegaram mais perto em matar não só o morcegão, mas sim até mesmo o Superman.

Criado por Marv Wolfman e George Pérez, sua primeira aparição foi no quadrinho New Teen Titans vol.1 #2 em 1980. Conhecido também como Slade Joseph Wilson, um ex-militar altamente treinado em que se envolveu em um experimento do exército, dando a ele poderes físicos aprimorados, tentando chegar ao mais próximo de um super soldado.

Com o passar dos anos Slade se tornou um caçador de recompensa, e entre suas maiores caças os Jovens Titãs foram suas primeiras caças. Batman descobre sobre ele e acaba o confrontando, iniciando assim uma das maiores rixas dos quadrinhos.

Ambos são altamente versáteis nas artes marciais, uso de equipamentos, alta inteligência e estrategistas, fazendo com que uma luta entre os dois seja algo de se parar para assistir.

Slade conseguiu destruir os Titãs, deixando todos eles a beira da morte, mas seu alvo primário era Robin, o pupilo do Batman.

Habilidades

  • Força;
  • Velocidade;
  • Agilidade;
  • Estrategista;
  • Mestre em artes marciais;
  • reflexos;
  • inteligência aumentada.

Seus equipamentos são diversificados desde sua armadura até suas armas. Mas com um breve período ele acabou empunhando uma arma divina, chamada de “Deus Assassino”, ela foi forjada por Hefesto. Uma arma semiconsciente, ela podia se comunicar com seu dono, fazendo com que ela voltasse a ele. Também era capaz de virar outras armas, como espadas gêmeas, cajados e outras. A espada pode descarregar ondas de choques vorpais e redirecionar qualquer energia encontrada.

HUGO STRANGE

Hugo Strange pode não ser um super vilão como os outros que ele enfrenta, mas suas habilidades no campo da psicologia e psiquiatria são algo a ser consideradas.

Criado por Bill Finger e Bob Kane, sua primeira aparição foi no quadrinho Detective Comics #36 em 1940. Apesar de não ter poderes, ele é um metre em psicologia e psiquiatria, podendo usar tais conhecimentos para hipnose e antecipar os movimentos de seus inimigos previamente estudados.

Hugo Strange, apesar de não ter poderes, é um mestre em psicologia e psiquiatria. Ele pode usar tais conhecimentos para hipnose e antecipar os movimentos de um inimigo previamente estudado. Seus conhecimentos de yoga permitem a ele diminuir suas funções autonômicas para simular morte clínica.

Trabalhava no Asilo de Arkham, onde adorava usar seus métodos para tratar seus pacientes. Claro que na maioria das vezes ele piorava a situação deles, ao invés de tratar.

Seu objetivo nunca foi ser um vilão, mas acabou se tornando um por causa de suas ações, logo, Batman acabou se colocando em frente a ele, e sem o morcegão saber, Strange acabou o chamando de Bruce Wayne. O Cavaleiro das Trevas não esperava isso e agora via o velho doutor como uma ameaça.

Apesar de seus talentos, Strange acaba encontrando um adversário que o deixou maluco por um tempo. Quando foi tratar o Coringa nas dependências do Asilo, ele acaba sendo atacado pelo palhaço em seu próprio jogo, o deixando louco e sem entender o que tinha acontecido.

Habilidades

  • Seu conhecimento sobre os assuntos da mente são suas maiores habilidades e armas.

BANE

Bane é considerado o brutamonte dos vilões, com sua força imensa ele é capaz de dobrar vigas de aço com apenas uma mão, mas não ache que ele é puro músculos, quando não usa o soro sua inteligência é considerável e também um ótimo estrategista.

Criado por Chuck Dixon, Doug Moench e Grahan Nolan, sua primeira aparição foi no quadrinho Batman: Vingança de Bane #1 em 1993.

O seu ódio mortal pelo Batman não é por acaso, quando ele estava preso ele foi torturado por um morcego gigante em seus sonhos, dando a ele um pavor imenso de morcegos. Após isso ele foi submetido a testes com uma substância química chamada Venom. Ao mesmo tempo ele se tornou o rei da prisão de Peña Dura.

Solto, ele foi um desafio a mais para o morcegão, e toda vez que ambos se viam, uma batalha sangrenta entre eles. Sua aparência de morcego deixava Bane muito irritado, e enquanto ele não o quebrava e o matava, ele não ficava satisfeito.

Habilidades

  • Estrategista;
  • Mestre em artes marciais;
  • Força sobre humana.

O soro Venom é injetado direto em seu sangue por canos que ficam presos em seus trajes.

ESPANTALHO

Se tem alguém perturbado é esse cara. Espantalho é um ex-psiquiatra especializado em “medo”, que mais tarde acabou criando um gás que induz as pessoas a terem visões de seus piores pesadelos.

Criado por Bill Finger e Bob Kane, sua primeira aparição foi no quadrinho World’s Finest Comics #3 em 1941. Seu nome é Jonathan Crane, um cientista renomado que acabou se tornando uma pessoa muito desiquilibrada.

Espantalho é um vilão que pode se dizer que causou um terror inimaginável em Gotham, durante o arco “O Longo Dia das Bruxas”, ele conseguiu transformar a cidade em um inferno sobre a terra, soltando seu gás por tudo e causando muita destruição.

Mais tarde ele acaba descobrindo quem o Batman é, mas acaba enlouquecendo e esquece tudo que aconteceu. Preso no Asilo Arkham, ele acaba ajudando com os outros pacientes, claro que isso fazia plano dele de aprimorar ainda mais os efeitos de seu gás.

Seus equipamentos são baseados no seu gás do medo, além de usar uma máscara que lembra muito os espantalhos dos milharais e roupas esfarrapadas.

HERA VENENOSA

Se você pensa que o morcegão só atrai vilões altamente explosivos, psicopatas e mortais, bem se engane se você acha que bela mulheres também não podem ser cruéis.

Criado por Robert Kanigher e Sheldon Moldoff, sua primeira aparição foi no quadrinho Batman #181 em 1966. Essa bela vilã se chama Dra. Pamela Lillian Isley, formada em Botânica, ela usa seus talentos para produção de toxinas de plantas para impedir que os humanos destruam todas as plantas da Terra.

Bela e mortal, Hera jaz conseguiu iludir até mesmo o Batman, o cegando fez com ele se tornasse seu próprio guarda-costas com suas toxinas, derrubando vários inimigos dela. Mais tarde o morcegão conseguiu sair de seus feitiços e a derrotou, destruindo todas as toxinas que ela tinha criado.

Suas parceiras do crime foram a Mulher Gato e a louca da Arlequina, que teve um par romântico por um tempo.

Habilidades

  • Imune aos venenos que ela mesma cria;
  • Controle das plantas;
  • Hábil em combate corpo a corpo;
  • Controle de Feromônios;
  • Manipulação de Toxinas.

ARLEQUINA

Se você acha que o Coringa é maluco, bem, então conheça a versão feminina e sua amante Arlequina, uma das vilãs mais loucas que já passaram pelos quadrinhos e que o Batman teve que enfrentar.

Criada por Paul Dini e Bruce Timm, foi exclusivamente criada para a animação Batman: A Série Animada – Episódio 22 de 1992. Uma ex-psicóloga encarregada por tratar os pacientes do Asilo de Arkhan, onde sua principal tarefa era recuperar mentalmente os vilões em questões que estavam presos lá, mas acaba conhecendo seu grande amor Coringa.

Harleen Frances Quinzel acabou se apaixonando pelo palhaço do crime e acabou ajudando ele a escapar. Contudo ela não esperava que seu amor seria tão tóxico, após a fuga ele acaba a jogando em um tanque químico, a transformando nessa louca de pedra e princesa palhaça do crime.

Ambos causaram muita destruição e deixando o morcegão sem dormir por muito tempo. Se um já dá trabalho, imagina os dois juntos. Mais tarde ela percebe que seu “xuxuzinho” apenas a usava, vendo isso ela acaba entregando seu grande amor para o Batman que o prende.

Habilidades

  • Hábil em combate corpo a corpo;
  • Hábil com armas de fogo;
  • Inteligência;
  • Ágil;
  • Velocidade.

Ela gosta de usar porretes e martelos gigantes como arma. Também tem uma hiena como bichinho de estimação.

CORINGA

E por fim temos o maior vilão que já encarou o nosso querido morcego, sem dúvidas o mais maníaco, psicopata, cruel e louco entre todos os que já citamos aqui e até mesmo os que não citamos, Coringa é o vilão.

Criado por Bill Finger, Bob Kane e Jerry Robinson, sua primeira aparição foi no quadrinho Batman #1 em 1940. O primeiro vilão que o Batman teve que enfrentar e o único que consegue realmente tirar o morcegão do sério por completo. Para ter uma noção de tão maluco esse cara é, ele conseguiu fazer com que Superman o matasse, algo que deu inicio a um dos arcos mais aclamados dos últimos anos “Injustiça” (Injustice).

Mas antes disso ele era um simples capanga do mundo do crime, mas por causa de um acidente em uma fabrica de produtos químicos acabou virando um psicopata louco que usava suas metáforas para aterrorizar Gotham. Muitos o consideram uma ameaça ainda maior que todos os outros vilões reunidos, até mesmo eles tem mais medo dele do que do Batman.

Diversas vezes ele conseguiu confrontar o morcego de tal maneira, que o fez quase chegar diversas vezes as vias de fato, ou seja, quase matando-o, mas como o mesmo Coringa diz “não existe o Batman sem o Coringa”.

Coringa fez par romântico com Arlequina, mas sempre a deixava para se lascar quando os planos davam errados. Também fez parceria com a maioria dos outros vilões do Batman, mas todos eles acabaram sendo apunhalados pelas costas, por isso que todos eles o odeiam, o odeiam muito mais que o próprio Cavaleiro das Trevas.

Habilidades

  • Inteligente
  • Hábil em combate corpo a corpo
  • Hábil com armas de fogo
  • Intimidador
  • Persuasão

Sua arma mais cruel é o gás do riso, que faz com quem o respire cause fortes crises de risos sem parar e muitas vezes matando a pessoa, somente o antidoto é capaz de parar o efeito.

Esses foram alguns dos vilões mais icônicos do Batman, ainda a muitos que poderiam estar nessa lista e muitos deles são tão perigosos quanto.

Confira também:

Todos os atores do Batman no cinema antes de Robert Pattinson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.