15 de dezembro de 2021

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

As sagas mais amadas do Cinema

4 min read

Com o aumento da cultura nerd, a divulgação de filmes Blockbuster vem tendo seu espaço aumentado a muito tempo, apesar de sofrerem severas criticas por cineastas, esses filmes não deixam de faturar milhões e conquistarem um público enorme de fãs.

Veja agora algumas das franquias que conquistaram seu lugar no mundo do cinema.

Star Wars

Uma das maiores franquias, se não a maior, Star Wars é a queridinha dos nerds de plantão. George Lucas, o gênio por trás de todo esse universo, trouxe para nós um mundo rico e cheio de personagens marcantes. A introdução desses personagens é ovacionada pelos fãs, afinal, quem não gritou com a cena do Luke em Mandalorian?! Uma saga que se iniciou em 1977 com o lançamento de Star Wars: Uma Nova Esperança, interpretado por Mark Hamill (Luke Skywalker), Carrie Fisher (Leia Organa) e Harrison Ford (Han Solo), três grandes lendas.

Com o passar dos anos Star Wars teve onze filmes, sendo dois fora das trilogias e nove entre as trilogias. Também junto a isso tem a série Mandalorian, O livro de Boba Fett que lançara no dia 29/12 e outros que virão, fora as animações incríveis que tem no Disney Plus. Fora isso, temos hqs e livros do universo expandido que são tão ricos quanto os áudios visuais.

Confira aqui a curiosidade sobre o personagem Boba Fett, protagonista da série que irá lançar.

Senhor dos Anéis

Criada originalmente por J.R.R. Tolkien, outro grande gênio, essa franquia é a maior representação de fantasia de todos os tempos. Com seres mágicos e culturas diferenciadas, Senhor dos Anéis trouxe algo inovador para o cinema da época. Nessa trilogia vemos criaturas improváveis se tornando grandes heróis, um filme que representa muito bem a divisão entre o bem e o mal.

Produzidos e dirigidos por Peter Jackson, os filmes contam a história de Frodo, um jovem Hobbit que sai em uma aventura inesperada. Tendo que carregar um fardo pesado em seus ombros, Frodo conta com ajuda de seus amigos, seguindo em caminho a escuridão para acabar com o mal que assola toda a Terra-Média

Adaptada com um cenário deslumbrante, com atores excepcionais, enredo emocionante e efeitos espetaculares, Senhor dos Anéis conseguiu arrecadar 17 estatuetas do Oscar, sendo considerado um dos maiores feitos já realizados por uma franquia de filmes. Anos depois de seu grande sucesso, veio a trilogia do Hobbit, que não repetiu o sucesso de sua antecessora, porém, em breve teremos uma série produzida pela Amazon, onde os fãs voltarão a ficar eufóricos para saber que tipo de história está por vir.

Harry Potter

Harry Potter trouxe para o mundo a possibilidade de mostrar como seria viver em um mundo mágico e estudar numa escola de bruxaria. Vemos isso tudo enquanto acompanhamos a história de um jovem garoto que se tornaria um dos maiores bruxos de todos os tempos, tanto no cinema como na vida real.

J.K. Rowling foi a mente que criou esse universo mágico, escrevendo sete livros da saga, que foram adaptados e se tornaram oito filmes ao todo, além de uma peça teatral. Em 2001 vimos o inicio dessa saga incrível nos cinemas, onde três jovens iniciaram algo que ficaria para sempre entre os fãs. Daniel Radcliffe (Harry Potter), Rupert Grint (Rony Weasley) e Emma Watson (Hermione Granger), deram vida para os três protagonistas, fazendo isso brilhantemente.

Hoje a franquia também conta com três novos filmes, expandido ainda mais esse mundo com a saga de Animais Fantásticos. Confira aqui a resenha que fizemos sobre o trailer que foi lançado.

Marvel

Claro que não poderia faltar nessa lista a mais poderosa franquia desses últimos anos. Marvel fez algo inimaginável, criou um arco de filmes no período de 10 anos, onde tudo se conecta para um desfecho final. Nunca antes visto nos cinemas, Kevin Fiege mostrou ao mundo que tudo era possível, desde que as coisas fossem feitas com seriedade e, acima de tudo, paciência. Após fechar esse arco de 10 anos, se iniciou uma nova etapa, só nesse último ano de 2021, tivemos sete produções, uma série animada, três filmes e quatro séries. E se você acha que acabou, os próximos anos prometem ainda mais.

A Marvel Studios elevou o nível dos filmes de super-heróis para outro patamar, criando o seu Universo Cinematográfico próprio (UCM), fórmula que vem tentando ser replicada desde então, até hoje, sem sucesso.

A saga dos super-heróis no cinema se deu no inicio dos anos 2000, com a saga de filmes dos X-Men e, posteriormente, com a aclamada trilogia do Homem-Aranha de Sam Raimi e Tobey Maguire. Também não podemos esquecer da trilogia do cavaleiro das trevas. Os filmes do Batman de Christian Bale são sucessos absolutos.

O mundo NERD nesses anos que se passaram, explodiu, algo que nos nunca vimos. Antigamente, era comum nerds serem depreciados, ameaçados, os bobões do colégio e tantos outros bullying que sofriamos, pois naquela época ser nerd não era popular. Hoje o cenário de certa forma inverteu, onde qualquer um é fã dessa cultura, se tornou algo popular, e isso na real não é uma critica ruim a tudo que vem acontecendo, e sim apenas mostrando um cenário que volta e meia muda e pode mudar de novo. O lado positivo é que todos podem apreciar de um universo rico em cultura, educação, respeito e honra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.