15 de fevereiro de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Doutor Estranho | Tudo sobre o Mago Supremo da Marvel

7 min read

O segundo filme do Doutor Estranho, intitulado de Multiverso da Loucura, é o próximo alvo dos fãs aficionados pelo UCM. A narrativa está prometendo bagunçar tudo o que já vimos sobre os heróis da casa das ideias, trazendo novos e velhos personagens para essa grande aventura.

O universo da Marvel tem legiões de seres super-humanos, mutantes, heróis criados pela radiação e semideuses, mas apenas um Mago Supremo. Tido por grande parte do mundo como excêntrico e charlatão, Strange é o único defensor da humanidade contra ameaças místicas e seres que ela desconhece e talvez jamais compreenda.

Como Mago Supremo da Terra, Strange já enfrentou seres de outras dimensões que possuem o poder de destruir o planeta, usando seu vasto conhecimento do oculto e apetrechos místicos.

“O olho de Agamotto está sobre você.”

Criação

Criado por Steve Ditko durante a era de prata dos quadrinhos, a ideia era trazer um pouco mais de misticismo para a Marvel Comics. Sua primeira aparição foi na HQ Strange Tales 110″, em Julho de 1963.

Sua aparição no inicio não foi algo tão badalado para época, mas com o passar do tempo e o lançamento de mais quadrinhos a respeito do personagem, acabou se tornando um grande sucesso.

Para os leitores verem um mundo misturado com um universo místico, a Marvel embarcou de cabeça nessa temática, trazendo criaturas de outros planos, inimigos com poderes além do inimaginável e poderes cósmicos [fenomenais] ainda não mostrados.

O sucesso desse personagem atualmente é muito em respeito ao UCM (Universo Cinematográfico da Marvel), com um filme muito dinâmico e um personagem carismático, apesar do ego enorme e uma falta de respeito com outras pessoas que não são tão inteligentes quanto ele, acabou atraindo o novo público para esse mundo de magia.

O Inicio

Stephen Strange era um cirurgião altamente brilhante e bem sucedido. Por conta disso, ele se tornou uma pessoa egocêntrica, alguém que via cada procedimento cirúrgico como um ganho pessoal e, por conta disso, escolhia a dedo quais cirurgias iria aceitar e só tratava de pessoas que realmente tinham algo que poderia desafiá-lo, algo que nenhum outro médico conseguiria fazer.

Por muitas vezes ele se recusou a fazer uma cirurgia que poderia salvar uma vida, pelo simples fato de ser algo comum, que qualquer cirurgião poderia fazer. Muitos médicos e enfermeiros o odiavam por causa de sua conduta.

Porém, o destino tem formas cruéis e engraçadas de punir alguém. Stephen estava andando em seu carro quando ele acabou sofrendo um acidente que lhe tirou o movimento das mãos, logo, suas habilidades cirúrgicas. Embora tenha se recuperado, ele sofreu danos neurológicos que o impediam de voltar a segurar um bisturi.

Orgulhoso demais para consultar outros médicos, ele acabou gastando toda a sua fortuna para tentar se curar, com meios ainda não tentados pela medicina, o que acabou tirando-o do topo para o fundo do poço.

Após perder tudo, ele descobriu sobre uma medicina antiga por um ancião no Tibete. Ele então foi até esse velho, chagando lá ele acaba encontrando um mosteiro. O Ancião o recebeu, mas logo percebeu que Stephen era um homem egoísta e recusou-se a curá-lo. Em vez disso, ofereceu um desafio: “Se ficar aqui e estudar comigo, talvez encontre dentro de si a cura que busca!” 

No começo ele recusou, mas após algum tempo ele aderiu ao conhecimento do Ancião. Por muito tempo ele acabou se aplicando, conhecendo todo um mundo diferente do que ele acreditava e de que exercia; em meio a esses estudos ele se tornou rival do Barão Mordo, o atual pupilo do Ancião.

Barão Mordo

Algum tempo depois ele percebeu as reais intenções de Mordo, que queria matar o Ancião. Claro que o velho já esperava isso, não é por menos que ele está anos ali aprendendo e melhorando como o Mago Supremo, então não seria assim tão simples para o Barão matá-lo.

A ideia do Ancião era que Strange o superasse e encarasse os desafios em seu lugar, se tornando o Mago Supremo e foi isso que aconteceu. Após derrotar o Barão Mordo, Stephen não era mais aquele cirurgião egocêntrico, agora se tornou o Doctor Strange (Doutro Estranho).

Habilidades

Apesar de ser um humano de origem, com o passar do tempo ele acabou se provando que pode ser mais habilidoso e poderoso.

  • Magia;
  • Intelecto de nível gênio;
  • Artista Marcial;
  • Médico e cirurgião;
  • Mestre no uso de artefatos místicos.

Feitos

Ele sempre foi um cara difícil de lidar, por causa de seu alto conhecimento e sua forma inusitada de resolver os problemas, sempre deixando os outros para trás e resolvendo tudo sozinho. Mesmo assim, ele é considerado um dos personagens mais poderosos da Marvel. E não para menos.

Um dos seus principais trabalhos, se não o mais importante, é manter o fluxo temporal intacto, manter os universos em seus devidos lugares. Em meio a isso um dos seus maiores inimigos foi o senhor supremo da Dimensão Negra, Dormammu. Ele foi a primeira entidade cósmica que realmente o Doutor Estranho enfrentou.

Dormammu

Dormammu queria a nossa dimensão, já que no nosso mundo ele poderia ser adorado como um deus, bem, isso era o que ele imaginava. Mas o que ele não contava é que do lado de cá havia um homem preparado para essa luta.

A luta não foi fácil e depois de longas horas batalhando, uma bela mulher de cabelos brancos apareceu e o ajudou a derrotar aquela entidade. Seu nome era Clea, sobrinha de Dormammu. Mais tarde ela acabou se tornando pupila e amante de Strange.

Umar

Outra vilã foi Umar, irmã de Dormammu e mãe de Clea. Uma entidade implacável e uma feiticeira malévola. Ela detesta todos os seres humanos. Após lutar contra Strange ela acaba presa em um corpo mortal de uma humana.

Mas tem um que consegue tirar Strange do sério ao extremo e que por muitas vezes fez com que o nosso Mago Supremo tivesse vários problemas dos mais terríveis.

Pesadelo

Pesadelo foi o primeiro grande inimigo do Doutor Estranho. Apesar dele ser um personagem bem mais fraco que a própria entidade Dormammu, ele conseguiu ser tão danoso quanto. Ele controla a dimensão dos Sonhos, manipulando os sonhos dos humanos e alimentando-se das energias psíquicas.

Como Mago Supremo, o círculo de conhecidos do Doutor Estranho beira o infinito. O multiverso inteiro é uma vasta área de campo e sempre tem alguém, seja amigo ou inimigo, com necessidade urgente de um diagnóstico.

Sabendo disso, ele já teve várias intrigas com entidades cósmicas muito além da que ele está acostumado. Tribunal Vivo, a Morte, o Intermediário, Lorde Caos, Mestre Ordem e diversos outros deuses.

Shuma-Gorath. Imagem retirada do Trailer Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

O sobrenatural sempre foi algo muito em conjunto com Strange, mas à um que deixa o mago sempre preocupado. Shuma-Gorath é um monstro com tentáculos e um olho gigante. Um ser que governava a Terra na Pré-História, mas um encontro com um feiticeiro viajante no tempo chamado Siseneg resultou no seu banimento.

Agora ele tenta novamente invadir nosso mundo, desta vez usando como portal a mente do mentor de Stephen, o Ancião. Estranho levou a luta até o inimigo e usou sua forma astral para derrotá-lo. Mas o domínio de Shuma-Gorath era forte demais, fazendo com que o Strange matasse o Ancião para derrotar a criatura.

Grupos

Apesar de sempre lutar sozinho, Stephen teve seus momentos em equipe, e um deles é os Defensores (o original e não aquele que a Netflix fez). Em 1973 foi lançado o quadrinho #Defesores 1 (#Defenders 1) e essa foi a sua primeira equipe para lutar contra ameaças dimensionais e cósmicos, algo que nem mesmo os grandes Vingadores seriam capazes de enfrentar.

Membros originais:

  • Dr. Estranho: Stephen Strange;
  • Hulk: Bruce Banner;
  • Namor: Namor Mackenzie;
  • Surfista Prateado: Norrin Radd.

Variações e Novos Defensores:

  • Gavião Arqueiro: Clint Barton;
  • Felina: Patsy Walker;
  • Falcão Noturno: Kyle Richmond;
  • Valquíria: Brunnhilde;
  • Gárgula: Isaac Christian
  • Serpente da Lua: Heather Douglas;
  • Homem de Gelo: Bobby Drake;
  • Anjo: Warren Worthington;
  • Fera: Dr. Hank McCoy;
  • Nuvem: Carol Faber/Danny Milligan.

Outro grande grupo, e podemos dizer que o mais importante dos quadrinhos, foram os Illuminati.

Membros:

  • Mago Supremo Stephen Strange: Doutor Estranho;
  • Líder dos X-Men Charles Xavier: Professor X;
  • Membro fundador e líder do Quarteto Fantástico Reed Richards: Senhor Fantástico;
  • Rei dos Inumanos: Raio Negro;
  • Rei de Atlântida: Namor Mackenzie;
  • Membro fundador dos Vingadores Tony Stark: Homem de Ferro.

Mais a frente, o rei de Wakanda, T’tchala, o Pantera Negra, se junta ao grupo.

Esse grupo só se reunia quando não havia mais meios para impedir algum desastre, sendo ele cósmico ou entre universos.

Cinema

Nos cinemas, Doutor Estranho é interpretado por Benedict Cumberbatch, que já tem um filme solo de 2016, onde sua origem é contada. Mais a frente ele faz uma rápida participação em Thor Ragnarok (2017), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Ultimato (2019) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021).

Agora em 2022, no dia 5 de maio, chega aos cinemas o seu segundo filme solo, chamado de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Doctor Strange in the Multiverse of Madness), onde a trama abordará um caos em meio as diversas fissuras no tempo espaço conhecido como multiverso.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Confira os segredos do novo trailer

1 thought on “Doutor Estranho | Tudo sobre o Mago Supremo da Marvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.