Halo | Conheça um pouco mais sobre Cortona, o destaque do terceiro episódio da série
2 min read
Cortona é uma Inteligência Artificial criada para um único objetivo: ajudar a humanidade na guerra contra os Covenant. Mas isso não é tudo, por ser senciente, ela acaba criando a sua própria história junto de Master Chief.
Sua primeira aparição foi no jogo Halo: Combat Envolved, de 2001, onde ela foi introduzida para ajudar o Spartan Master Chief em sua missão para destruir o Anel Halo, uma arma criada para devastar a galáxia.
No inicio ela era apenas uma bússola para o Spartan, mas com o passar dos anos com os novos jogos ela se tornou uma personagem muito importante para a trama que se desenrolava. Por muitas vezes foi ela quem salvou o mundo, enquanto Master Chief abria caminho para a conclusão da história.
O projeto original da Cortona foi baseado na rainha egípcia Nefertiti e também é nome de uma antiga espada nórdica. Ela foi representada de forma holográfica azul para o público e durante o jogo em si, a função primária dela é fornecer bastidores e informações táticas, ou seja, uma ajuda grande para o jogador em questão.
Ela fez parte de alguns jogos da franquia, sendo eles:
- Halo: Combat Evolved;
- Halo 2;
- Halo 3;
- Halo 4;
- Halo 5: Guardians;
- Halo Infinite.
Na série Halo, produzida pela Paramount Plus, Cortona surge de forma totalmente única e diferente. Lá a vemos primeiramente como um clone da Dra. Halsey e, após uma cirurgia, onde o cérebro dela é retirado e colocado dentro de um sistema, ela acaba se transformando na Cortona que todos conhecem. Porém, a forma que trouxeram para a série é bem mais interessante e bonita visualmente, o CGI que estão usando na série muda bastante a forma que ela era representada nos games.

Interpretada pela atriz Natascha McElhone que faz também a Dra. Halsey na série, deixou a personagem muito mais natural e interessante. Também foi modificada a questão da coloração da personagem, saindo do total azul dos jogos e indo para uma coisa mais semelhante aos humanos. Muitos fãs amaram essa mudança, mas aqueles fãs mais raiz acabaram detestando ou no mínimo não gostaram, mas estão dando uma chance.