15 de junho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

O que significam as cores dos Sabres de Luz em Star Wars?

8 min read

Se tem uma coisa que chama atenção no universo de Star Wars são os sabres de luz, não tem um fã, ou pessoa leiga que nunca se deparou com essas espadas brilhantes e fica ostentando em ver, ou ter um pessoalmente não é mesmo? Pois é, loucura não é mesmo, com tantas outras coisas tão interessante quanto, são esses itens que mais chamam a atenção dentro desse universo.

Através dos anos, tivemos diversas aventuras onde Jedi e os Sith vem se degladiando com os sabres de luz, algo que nos encanta desde sua criação no primeiro filme em Star Wars: Uma Nova Esperança – Episódio IV (1977).

Eles foram feitos para defesa e ataque, baseadas nas antigas espadas samurais chamadas Katana, significando que qualquer um que empunha uma arma dessas, precisa treinar por anos, para poder refinar suas técnicas letais.

Agora sobre as cores, podemos dizer que a cultura pop ajudou um pouco a criar todas essas cores além das principais que são verde, azul e vermelho. Mas vocês sabem quais outras cores existem, e o que significa cada uma? Se a resposta for não, vamos apresenta-las e explicar tudo a respeito desses belíssimos Sabres de Luz. Mas antes vamos explicar um pouco sobre dois itens indispensáveis para a criação dessas armas.

Os Cristais Kyber

O primeiro são os cristais raros, que são encontrados apenas com a Força, algo que se via apenas em certos planetas em meio a natureza espalhados pela galáxia. Apenas aqueles que são sensíveis a Força, podem sentir os cristais e usa-los como fontes de energia para seus futuros sabres.

Agora vocês tem que entender o seguinte, as cores não são escolhidas pelo usuário, mas sim pelo cristal que for usado no núcleo de sua arma. Além disso, as cores no modo geral não querem dizer muito, mas ajudam a diferenciar os Jedi dos Sith, além de criar uma certa divisão entre os mesmos. Mesmo assim, elas acabaram se tornando famosas dentro da comunidade.

Outro ponto a se esclarecido é que algumas dessas cores são muito raras, fazendo com que aquele sabre se torne ainda mais forte e único, assim levando seu usuário a outro patamar de poder.

Os Cristais Kyber não os únicos materiais que podem ser usados nos sabres. Diamantes, Pérolas e Pedras Kunda também podem ser usados, ainda mais com suas propriedades únicas que podem ter efeitos diferentes como prismáticos, consumir gases tóxicos e até mesmo uma aura em torno da lâmina.

Então, sabendo disso podemos dizer que as cores são determinadas apenas pelos cristais, ou materiais usados que possam trabalhar dentro do núcleo do Sabre de Luz.

Como montar um Sabre

Agora que já sabemos sobre os cristais, vamos para o segundo item que é importante para ter um sabre de luz, o punho.

Os padawan passam por diversos treinamentos, desde físicos e mentais, além de claro criar seu Sabre, então o primeiro teste é achar o cristal, feito isso, vem a produção do punho. Essa parte é muito peculiar, afinal cada um cria o seu da maneira que achar melhor, do jeito mais confortável e prático para seu usuário, isso podendo depender desde um material de madeira até metal para essa criação.

Por milhares de anos, os Jedi constroem seus sabres usando a Força, como uma conexão entre ele e o sabre, como se fosse um ritual de iniciação. Após isso, ele deve usar essa arma para o bem e para a paz, lembrando sempre que jamais deve usa-lo para fins próprios.

Cores

Azul – Honra

Essa é uma das cores mais comuns entre os usuários, além de serem utilizados pelos guardiões que tem como base no treinamento do combate e domínio do uso do Sabre de Luz. É muito comum ver cavaleiros Jedi com um senso de honra muito alto, assim, esses usuários são poderosos, aventureiros e tem ideais da Força, como a doutrina Jedi ao pé da letra – pelo menos a grande maioria.

O nome que esses Jedi recebem por usarem essa cor é Guardiões.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Anakin Skywalker; Obi-Wan Kenobi; Rey; Plo Koon; Ezra Bridger; Aayla Secura.

Verde – Sábio

Outra das cores mais comuns é o verde, esses são os que procuram trazer o equilíbrio ao universo através de disciplina mental, geralmente mais focados no uso da Força e menos no combate, isso não quer dizer também que eles sejam fracos, afinal, um dos maiores membros a usar essa cor é o próprio Mestre Yoda.

O título para esses que usam essa cor são chamados de Jedi Consulares, o que significa que eles são mais diplomáticos.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Qui-Gon Jinn; Mestre Yoda; Ahsoka Tano; Kit Fisto; Luke Skywalker.

Amarelo – Sentinelas

Um das cores mais incomum da franquia, eles podem ser visto com os Guardiões do Templo Jedi, algo como guardas, geralmente eles são cavaleiros Jedi que abdicam da aventura e de se tornar um Mestre, para poder ficar totalmente e exclusivo como protetores dos templos.

No Legends esses sabres também são usados por Jedi Sentinelas, que viajam pela galáxia patrulhando aqueles que usam a injustiça como fonte de poder e ódio, além disso, eles tentam trazer o máximo de inimigos para o lado da luz da Força.

Já no cânon, mais especificamente no filme Star Wars: A Ascensão Skywalker – Episódio IX (2019), onde é revelado que Rey adquire um Sabre de Luz com essa cor, assim dando a entender que um Jedi Seninela pode estar dentro do universo cânonico. Apesar de que, em certos episódios é comum ver essa mesma cor nas mãos de Ahoska ainda quando ela era uma Padawan.

Como foi dito, esses Jedi são conhecidos como Sentinelas.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Sentinelas; Rey; Ahoska Tano.

Roxo – Entre os Extremos

Uma das cores mais controversas, já que o usuário que o domina, já fez parte do Lado Sombrio, mas que teve sua alma purificada e indo para o Lado da Luz. Mas o detalhe mais interessante é que essa cor se originou não por causa de algo que foi escrito ou contado pelo criador da obra, mas sim por um capricho do ator que fez o papel de Mace Windu no Prequel de Star Wars, e esse ator é nada mais nada menos do que Samuel L. Jackosn.

Durante as filmagens ele perguntou se ele poderia usar um sabre na cor roxa, isso porque ele queria se destacar em meio aos outros, George Lucas achou aquilo hilário e disse que não tinha porque não for assim. Sendo assim o roxo acabou entrando para o universo de Star Wars.

Agora falando um pouco sobre a história desse cristal. Os Jedi que decidem seguir esse caminho saindo em uma jornada para construir um novo Sabre de Luz, que simboliza a sua própria transformação, assim eles acabam sendo atraídos por cristais roxos.

Outro muito famoso dentro do Legends e pelos fãs é Lorde Sith Raven, que além de usar um Sabre de Luz Vermelho, também tinha em sua posse um segundo Sabre de Luz Roxo. Ele foi um Jedi que caiu para o Lado Sombrio e voltou para a Luz, mas mesmo assim por muito tempo ele ficou como um paladino de ambos os lados.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Mace Windu; Ki-Adi-Mundi; Revan.

Laranja – Jedi Sombrios

Outra cor que só existia no Legends, mas por causa do jogo Jedi Fallen Order ele veio para o universo cânon.

No legends é contado que esses sabres eram concebidos por aqueles que tinha sobrevividos pela Queda da Orden Jedi, algo que fez com que alguns deles buscassem novas fontes para a construção de seus Sabres, já que o acesso à cavernas que tinham os cristais foram fechadas. Alguns desses eram Jedi Sombrios e outros Sith, se tornando usuários diferentes, únicos e de certa forma fora das regras comuns entre os Jedi e Sith.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Cal Kestis; Anja Gallandro; Freedon Nadd.

Branco – Purificados

Uma das cores mais únicas dentro desse universo, o branco são aqueles que não seguem a Ordem Jedi e a Ordem Sith, são aqueles que são como fantasmas, aqueles que tentam usar seu poder para proteger e lutar contra aqueles que causam a injustiça na galáxia.

Ahoska Tano conseguiu isso após purificar dois cristais de Sabres Vermelhos de um antigo Inquisidor, assim os tornando brancos, assim ela prova o quão poderosa ela é com a Força, muito além do que os Jedi e os Sith são capazes.

Uma segunda história é contada, onde os cristais brancos geralmente são encontrados em Alderaan e são utilizados pelos Cavaleiros Imperiais, algo de certa forma ruim, já que esses servem diretamente ao Imperador Palpatine, porém, nem Sith e nem Jedi eles são, apenas seres sensíveis que lutam contra as forças que ameaçam a vida de seus mestre. Eles também são conhecidos como o Lado Cinza da Força.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Ahsoka Tano; Cavaleiros Imperiais.

Sabre Negro – Lendária e Única

O Sabre de Luz Negro é conhecido também como Darsaber, é uma arma ancestral cuja origem é contada como um Jedi do passado, aproximadamente mil anos, tenha construído esse sabre, ele era chamado de Tarre Vizsla, o primeiro Mandaloriano a seguir a Ordem Jedi.

Diferentes dos Sabres de Luz tradicionais, a lâmina negra é achatada e vai afinando até sua ponta, a textura e o punho se assimilaram à uma espada tradicional, porém, o peso que ela tinha era acima do esperado, fazendo com que aqueles que empunham essa arma tenham dificuldades, mas que com o tempo se tornem mestres absolutos da lâmina.

Após a morte de Tarre, o sabre foi mantido no templo Jedi, mas foi roubado pelos membros do Clã Vizsla. Hoje essa arma é um símbolo de liderança para os Mandalorianos, e assim portanto, que a empunhar tem o direito de liderar seu povo.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Tarre Vizsla; Darth Maul; Pre Vizsla; Sabine Wren; Din Djarin; Bo-KaTan Kryze; Moff Gideon.

Vermelho – O Lado Sombrio da Força

E claro, não poderia faltar os Sabres Vermelhos, os mais temíveis entre todos, estamos falando daqueles que usam o Lado Sombrio da Força e constituem do poder dessa cor como um símbolo de desespero.

Os cristais vermelhos não são encontrados naturalmente em nenhum lugar, apenas sangrando os cristais de outros sabres era possível conseguir essa coloração, ou seja, você precisava se tornar uno com o Lado Sombrio.

Outra forma é o desenvolvimento do Cristal Sintético, para ajudar na produção de sabres vermelhos, como os dos Inquisidores.

Alguns dos usuários mais conhecidos: Darth Sidious; Darth Maul; Darth Vader; Inquisidores.

Outras Cores

Dentro do universo expandido no caso o Legends, é muito comum aparecer outras cores como dourado, ciano, prata, bronze e viridiano, mas como a Disney tem os direitos sobre tudo que é Star Wars, e como estão trazendo muitas coisas dos Legends para o cânon, pode ser que um dia vejamos essas outras cores nos cinemas, tvs, jogos e outras mídias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.