30 de novembro de 2021

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Star Wars | Diferença entre Clone Troopers e Stormtroopers

4 min read

O universo do Star Wars é gigantesco e rico, graças a George Lucas, que criou uma narrativa com tantas possibilidades, hoje podemos dizer que histórias não faltam. Dentro dessas narrativas, existe um grupo de personagens que estão em praticamente todas elas, mas que são deixados de lado pela sua falta de individualidade: os Clone Troopers e Stormtroopers. Hoje falaremos um pouco sobre eles, suas diferenças e mostraremos que eles também podem ser interessantes.

Clone Troopers

Imagem retirada da animação Star Wars: Guerra dos Clones 2008

Considerado um dos grupos de exércitos mais eficazes e bem preparados para uma guerra, eles foram criados a partir de um DNA exclusivo de um caçador de recompensa conhecido como Jango Fett. Saiba mais sobre ele clicando aqui. Com esse DNA, os Kaminoanos criaram um exército enorme, preparados e prontos para qualquer tipo de combate. Na época os clones tinham sido encomendados pelo mestre Jedi Zaifo-vias, para uma única função, servir a República para a guerra que estava para explodir. A clonagem era um dos meios mais inovadores para época, sendo ela, unicamente usada pelos Kaminoanos (uma raça especialista em desenvolvimento genético). Fazer um clone era algo fácil de se pensar, mas uma linha de produção vinda de apenas um único DNA e que se perdurou por uma década e meia, é algo para se elogiar, já que, mesmo para gênios como os Kaminoanos, era um desafio a parte.

Imagem retira do filme Star Wars: A Vingança dos Siths, episódio III

Com a descoberta dos clones, os Jedis e a República começaram a usá-los para guerra contra os Separatistas, e durante longos 3 anos foi uma guerra sangrenta. Segundo a República, o fornecimento de tropas clônicas era essencial para a proteção de todos os planetas que faziam parte do sistema, mas os custos da guerra estavam apertando, fazendo com que dentro do Senado Galáctico existisse aqueles que viam essa guerra e a produção de clones como uma ameaça aos direitos civis, já que, os custos estavam muito além do que se planejava. A guerra estava custando muito alto para o povo, e por muitas vezes, levando todos a falência.

Os clones eram combatentes habilidosos, eles poderiam tanto lutar nas fileiras da frente de um campo de batalha, como espiões, de pilotos de caças a comandantes de cruzadores. Dentro do exército como em qualquer outro, eram divididos em hierarquia, e são elas, soldado, cabo, sargento, tenente, capitão e comandante. Também eram divididos em diversos batalhões e grupos de elites. Seus trajes eram únicos, e suas armas eram especialmente produzidas para eles.

Stormtroopers

O grande exército do Império Galáctico, considerado o mais cruel dentre todos os exércitos já criados, eles tinham apenas uma ordem, “manter a ordem dentro do Império Galáctico, custe o que custar”. Diferente dos clones, Stormtroopers eram cidadãos do Império, que foram recrutados de duas formas, ou por livre e espontânea vontade ou pela força, claro que a segunda opção tinha uma certa questão envolvida. Muitas vezes quando iam à força, não se tornavam diretamente soldados, mas sim um escravo nas linhas de produção, geralmente produzindo armamentos ou, até mesmo, minerando em alguns planetas pela galáxia, após uma longa jornada de trabalho árduo, muitos preferiam ceder e se juntar ao exército.

O alistamento era obrigatório, mas isso não quer dizer que iam ser um Stormtrooper. Para se tornar um deles, precisaria passar pela escola de cadetes, onde serão instruídos com as diretrizes do Império e formados para uma tarefa em exclusividade, ou seja, diferente dos clones, que podiam se adaptar a qualquer função, eles eram especialistas em uma única área especifica. Por exemplo, se você é um soldado de linha de frente, não terá conhecimento para ser piloto de caça. Claro que isso nem sempre é a regra, alguns conseguem se destacar entre muitos e acabam virando soldados de elite. Geralmente, o alistamento começa desde jovem, podendo facilitar a introdução da doutrina do Império, assim o jovem cresce tendo como o Império como o salvador da galáxia, colocando qualquer um que estive em seu caminho fosse eliminado.

O custo para o Império era bem mais baixo, após a queda da República, encerrando o projeto clone dos Kaminoanos, fazendo com que os clones em atividade fossem retirados de seus postos e substituídos pelo Stormtroopers. Claro que isso não foi da noite para o dia, levou um tempo para que as mudanças se tornassem plausíveis, afinal, não é da noite para o dia que daria para criar um exército tão grande quanto os da antiga República. Por algum tempo, os clones ainda estava em atividade, e alguns continuaram depois de serem substituídos, e com passar dos anos extinguidos das forças imperiais.

Seus equipamento eram muito semelhantes aos dos clones, porém, eram mais aperfeiçoados. Suas blindagens eram mais fortes, suas armas mais mortais, seus contingentes muito maiores e tudo isso era bem mais barato de se manter do que era na Republica.

Sendo assim, as diferenças são pequenas, mas contundentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.