27 de dezembro de 2021

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Star Wars | Qual a Ordem Cronológica de tudo que já foi lançado (Filmes e Séries)

8 min read

O universo de Star Wars vai ganhar mais uma produção para agregar seu universo. Faltando poucos dias para o lançamento de “O Livro de Boba Fett”, hoje pensamos em mostrar a ordem cronológica de todos os filmes e séries para que você fique por dentro desse universo muito, muito distante.

Saiba mais sobre o personagem Boba Fett.

 

Star Wars: A Ameaça Fantasma – Episódio I – 32 ABY (1999)

Começamos com o primeiro episódio e o quarto filme feito da franquia. Na história, deslumbramos os primeiros passos de Anakin Skywalker como um escravo em Tatooine. Nesse mundo, ele trabalha concertando droides em uma loja no meio da cidade. Ali, ele acaba se encontrando com Qui-Gon Jinn, que via nesse menino franzino um potencial imenso e que poderia ser o escolhido das lendas Jedis. Também conhecemos seu futuro mestre, Obi-Wan Kenobi, e seu grande amor Padmé Amidala. Com o decorrer do filme, ameaças surgem e ele demonstra que realmente tem algo dentro de si.

Star Wars: Ataque dos Clones – Episódio II – 22 ABY (2002)

Continuamos com Anakin, já crescido e padawan de Obi-Wan Kenobi. Agora mais velho, ele segue seu destino como Jedi e luta para manter a paz na galáxia, mas as coisas só pioram e é nesse filme que temos o primeiro encontro com Boba Fett, ainda como um jovem garoto ao lado de seu pai, Jango Fett, em Kamino, berço da clonagem galáctica. O filme mostra também o começo das guerras clônicas e o início da queda dos Jedis.

 

Star Wars: A Guerra dos Clones – Filme – 22 ABY (2008)

Nesse filme animado, paralelo aos filmes principais, temos as guerras clônicas, que nada mais é uma guerra entre a República Galáctica e os Separatistas. Nesse filme, Anakin, agora cavaleiro Jedi, acaba tendo que resgatar o filho de Jabba, o Hutt, que foi sequestrado pelos Separatistas.  Ele também se torna mestre de Asohka Tano, uma jovem Jedi que, ao longo de alguns anos, acabou criando um laço fraterno entre eles.

Star Wars: A Guerra dos Clones – Série – 22 a 19 ABY (2008)

Com 7 temporadas, essa animação conta a história dos longos três anos da guerra entre a República e os Separatistas de forma mais detalhada, mostrando como é a guerra na visão dos clones e de alguns Jedis. Porém, em alguns episódios também podemos ver a guerra política e o sofrimento dos povos de vários mundos, que vêm sendo atormentados com o caos da guerra. A série também conta em alguns episódios um pouco de Boba Fett, como sua raiva pelos Jedis acabou colocando ele em várias situações controversas e também um pouco de sua jornada quando jovem, mas já com uma certa experiência.

Star Wars: A Vingança dos Sith – Episódio III – 19 ABY (2005)

Agora chegamos ao final dessa trilogia, onde temos Anakin como cavaleiro Jedi, lutando nas fileiras da frente contra os Separatistas, se mostrando inúmeras vezes um general hábil e duro. A trama basicamente é em cima do jovem Anakin, que por muitas vezes se vê contra a parede, já que de um lado temos os Jedis, que possuem uma política rígida referente a sentimentos, já que, para Anakin, tudo que ele já provou o colocaria como um Mestre Jedi e com um acento no conselho, mas para eles (os Jedi), ainda não era hora. Do outro lado vemos o líder do senado galáctico, Palpatine, sempre aconselhando e mostrando outros caminhos para o jovem, usando em palavras mais reais, mimando-o.

No fim, ele teve que escolher entre a Ordem Jedi ou Palpatine, que tinha se revelado como o Lorde Sith Sídios. Ele acaba escolhendo o Sith e acabou ajudando a destruir a Ordem Jedi. Mais tarde ele enfrenta seu antigo mestre Obi-Wan Kenobi, que o enfrentou e o derrotou, criando assim, o poderoso Lorde Vader.

Star Wars: The Bad Batch – Série – 18 ABY (2021)

Série que conta a história de alguns clones defeituosos que são de um esquadrão especial chamado 99, que marca o período de início do Império Galáctico. Ali conta como os clones foram sendo colocados de lado e como funcionava a ordem 66 de forma mais abrangente. Porém, por serem clones defeituosos, seus receptores neurais que os controlam não funcionam, o que faz com que eles se rebelem contra o Império. Agora eles vivem fugindo e tentando se encaixar nessa nova era.

 

 

Star Wars: Han Solo – Filme – 13 a 10 ABY (2018)

A história do jovem Han Solo, que acabou embarcando na tão famosa nave Millenium Falcon, ao lado de seu futuro copiloto Chewbacca, que acaba enfrentando diversos perigos e ameaças na galáxia. Esse Filme é paralelo aos filmes das trilogias sequel e clássica, no caso, os episódios, então é apenas uma dica para assisti-lo, mas não uma obrigação.

Star Wars: Obi-Wan Kenobi – série 9 ABY (2022)

Exilado em Tatooine, Kenobi vive para proteger o futuro do jovem Luke, guardando ele como uma sombra, mas com a chegada do Império, ele se coloca em risco e a todos que vivem no planeta. A série vem forte colocando novamente o ator Ewan McGregor e Hayden Cristensen em seus papéis como Obi-Wan e Darth Vader, basta agora saber se essa aventura será algo tão grande quanto o peso do no da mesma.

Star Wars: Rebels – Série – 5 a 1 ABY (2014)

Com 4 temporadas, a série conta 15 anos a frente após a queda dos Jedis. Essa época é um tempo muito sombrio na galáxia, onde poucos ainda lutam contra o Império, algo que está cada vez mais difícil. Mas um grupo de rebeldes acaba se mostrando apto e com muito fervor para lutar contra a tirania imposta na galáxia, e dentre eles, dois Jedis se mostram como ameaças para o Imperador e seus lacaios.

Star Wars: Rogue One – Filme – 0 ABY (2016)

Outra história paralela aos filmes das trilogias. Nesse, vemos a história da forma mais cruel e sombria, sem Jedis e nem bichinhos bonitinhos estampando as telonas, mas sim uma narrativa que conta o quão suja e cruel é uma guerra.. Os acontecimentos desse filme é pouco tempo antes dos acontecidos do filme “Star Wars: Uma Nova Esperança – Episódio IV (1977)”, contando com participações especiais da princesa Léia Organa, Almirante Tarkin, e claro, o vilão mais famoso da saga, Darth Vader.

Star Wars: Uma Nova Esperança – Episódio IV – 0 ABY (1977)

Esse é o primeiro filme da franquia, porém o quarto episódio da saga. Nessa história conhecemos Luke Skywalker, que foi criado por seus tios em uma fazenda em Tatooine. Lá, ele era apenas um jovem que ajudava a cuidar da pequena fazenda, protegido por Obi-Wan Kenobi, o jovem se mostrou forte no lado da força, porém, não tinha treinamento e, com passar do tempo, acabou descobrindo a verdade sobre os Jedis, entrando até mesmo para os Rebeldes, um grupo de pessoas que lutam contra o Império Galáctico.

Star Wars: O Império Contra-Ataca – Episódio V – 3 DBY (1980)

O quinto filme da franquia já é um episódio mais sombrio comparado aos outros filmes. Contando com cenas mais pesadas e emocionantes, é de longe um dos filmes mais reveladores, quem não lembra da cena icônica de Vader lutando contra Luke e, em certo momento, ele diz que é o pai do jovem. Também tivemos a primeira aparição do Mestre Yoda, que treina Luke para se tornar em um Jedi, algo que surpreendeu bastante os fãs com suas cenas memoráveis.

Star Wars: O Retorno de Jedi – Episódio VI – 4 DBY (1983)

O último filme da trilogia clássica. Tivemos o desfecho do arco, com o Luke se tornando um Jedi por completo, Léia e Han Solo se abrindo um para o outro e Vader se redime, ajudando a matar Darth Sidios. Nesse filme também tivemos a aparição de Boba Fett, mas acabou sendo derrotado no final e dado como morto. Essa trilogia é algo que ficou para história, deixando um grande legado e muita representação desse universo.

Star Wars: The Mandalorian – Série – 10 DBY (2019)

Poucos anos se passaram após a queda do Império, e em meio ao caos, a nova República tenta se reerguer juntamente com todos que eram da aliança rebelde. Mas, a galáxia é vasta demais, e muitos mundos ainda estavam sob o domínio dos poucos imperialistas que sobreviveram e por bandidos que usavam o pós-guerra como desculpa para saquear e ocupar mundos. Nesse cenário, somos apresentados a um mercenário que usa armadura Mandaloriana e é chamado de Mando, que acaba aceitando contratos para as missões que muitos não conseguem ou não querem.

Star Wars: O Livro de Boba Fett – Série – 10 DBY (2021)

Agora teremos a história desse personagem icônico da franquia, onde, aparentemente, será mostrado como o líder do sindicato do crime, no lugar de Jabba, o Hutt, que foi morto cinco anos atrás. Porém, seu intuito não é liderar por medo e ameaças, mas sim por honra e respeito. Essa série é uma das mais aguardadas desse ano de 2021.

Star Wars: O Despertar da Força – Episódio VII – 34 DBY (2015)

O inicio de uma nova trilogia, mas agora muito anos no futuro, onde conta a história de dois opostos, a jovem Rey, uma catadora de sucata que acaba descobrindo que tem a força consigo, e Kylo Ren, o jovem Sith que pretende junto a sinistra Primeira Ordem, governar a galáxia. Também se descobre que Luke Skywalker está vivo e que Léia e Solo são os pais do jovem Kylo Ren.

Star Wars: Os Últimos Jedis – Episódio VIII – 34 DBY (2017)

A busca incansável de Rey por Luke Skywalker acabou a levando a um mundo remoto fora da orla, e lá ela pediu que ele a ensinasse os conceitos e formas de lutar dos Jedis, mas ele acabou revelando que não tinha mais motivos para ensinar ninguém, pois se sentia culpado, já que fora o principal responsável pela criação de Kylo Ren. O filme se estende contando tudo sobre a briga entre os novos rebeldes contra a Primeira Ordem, e mostra o quão cruel é essa nova ordem de Storm Troopers. No final vimos que Luke supera seu passado e passa o ensinamento para Rey, também confrontando seu antigo aprendiz, sendo uma das cenas mais espetaculares da franquia.

Star Wars: A Ascenção Slywalker – Episódio IX – 35 DBY (2019)

O último filme da nova trilogia acaba de forma que não agradou aos fãs. Os rebeldes lutam em uma última avançada para cima da Primeira Ordem, enquanto Rey e Kylo Ren acabam lutando e acabando com suas diferenças, por fim, foi revelado que o real vilão era um clone do Lorde Sith Sidios, o que deixou todos perplexos e ao mesmo tempo descontentes com o desenrolar do último filme.

 

 

 

Bem, chegamos ao fim da lista de filmes e séries, mas esse não é o fim de tudo. A Disney, juntamente com a LucasFilm, estão juntas trabalhando em novos projetos que irão se juntar a esse grande acervo da franquia. Um desses é a série de “Mando”, fora as continuações de algumas séries como The Mandalorian e The Bad Batch, ou seja, teremos muita coisa pelos próximos anos, só precisamos aguardar.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.