28 de janeiro de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Todos os crossovers entre DC e Marvel nos quadrinhos

6 min read

Nesses últimos anos estamos acompanhando um marco na história da cultura pop, onde vemos filmes de heróis bastante em alta. A cada ano que se passa vemos mais e mais produções, tanto nas telonas dos cinemas quanto nas plataformas de streaming.

A Marvel já se estabilizou nesse ramo e cada ano suas produções ficam cada vez mais frequentes e mais populares. Já a DC vem buscando também o seu lugar ao sol, mas seus problemas de continuidade, elencos e produções fazem com que ela não esteja tendo uma vida fácil, mas ainda assim com grandes acertos em meio ao caos.

Porém, você com certeza já parou para imaginar como seria se esses dois universos se unissem, certo? Se ambas decidirem fazer filmes juntos, isso seria um muito interessante para as duas indústrias. Já pensaram um crossover onde vemos o Superman lutando contra o Hulk, ou o Batman contra o Homem-Aranha? Bem e se nós te falarmos que isso seria uma possibilidade, vocês acreditariam? Eu sei isso parece maluquice e que nunca vai acontecer, porque é realmente muito difícil, mas podemos te falar que isso já aconteceu, algumas vezes, muito tempo atrás nos quadrinhos.

Em 1996, ambas as editoras sentaram e decidiram fazer um grande evento, chamado de “DC vs Marvel”, uma minissérie onde os fãs enlouqueceram. Essa trama retratou uma batalha entre os heróis dos dois mundos, e o mais interessante, aquele que perdesse seria apagado da existência.

A série trouxe batalhas que todo fã gostaria de ver e boa parte dos resultados dessas lutas também foram decididas pelos mesmos, através de uma campanha de votos. Nem todas foram finalizadas dessa forma, sendo algumas delas obras de próprios roteiristas.

A criação da Amalgam Comics

Por causa dessa união, surge a Amalgam Comics, uma marca lançada pelas duas empresas, algo que ficou marcado na história dos quadrinhos.

E sem tempo a perder, ela acabou criando a sua própria série de HQs, porém um tanto maluco, se parar para analisar. Heróis da DC e da Marvel acabaram se transformando em um só, algo como se fosse uma fusão, o que deixou muitos até confusos, intrigados, mas confusos. Na época foi algo um tanto inusitado, mas que com o passar das edições acabou caindo no gosto do público e aproveitando aquela oportunidade de ver heróis fundidos em um só personagem.

Exemplos:

  • Spider-Boy: fusão entre Superboy da DC e o Homem-Aranha da Marvel;
  • Dark Claw: fusão entre Batman da DC e o Wolverine da Marvel;
  • Super-Soldier: fusão entre Superman da DC e o Capitão América da Marvel.

As participações especiais entre os dois mundos

Ambas fizeram diversas HQs com participações especiais de seus principais personagens e muitas delas se tornaram grandes marcos dos quadrinhos. Um desses foi o grande sucesso entre “Batman & Homem-Aranha”, onde ambos tiveram que juntar as forças e derrotarem Ra’s al Ghul e o Rei do Crime.

Outra HQ que fez muito barulho foi “Superman vs Hulk”, onde tivemos uma batalha que teve proporções épicas, já que Superman pode usar toda sua força diante do Incrível Hulk, que extravasa toda sua raiva.

E no fim dessa parceria tivemos uma das HQs mais pesadas, em termos de personagens, já criada. Em setembro de 2003 se iniciou esse grande final e em maio de 2004 encerraram esse grande crossover entre ambas as editoras. “Liga da Justiça & Vingadores” uniram forças nessa série para poder coletar artefatos e derrotar Krona, para salvar seus mundos. No início ambas as equipes acabaram se confrontando, mas com o passar da história eles se uniram e salvaram os mundos.

Outros Crossovers:

Super-Homem & Quarteto Fantástico

Escrita e ilustrada por Dan Jurgens, este crossover pode não ser a melhor história entre as editoras, mas foi bem construído e apresenta um universo plausível. (Superman/Fantastic Four (1999)/1999 – Marvel Comics/DC Comics)

Depois de receber uma mensagem gravada de Jor-El, revelando que Krypton sucumbiu como alimento de Galactus, o Devorador de Mundos, Super-Homem visita o Quarteto Fantástico para obter mais informações, mas a reunião é sabotada pelo ataque do Superciborgue.

A certa altura da batalha, o próprio Galactus aparece, transforma o Homem de Aço em seu novo arauto e sequestra Reed Richards. Sob a liderança da Mulher Invisível e com a parceria indesejada do Superciborgue, o Quarteto parte para o resgate!

Darkseid vs Galactus: O Devorador

Escrita e ilustrada por John Byrne, a história colocava dois dos maiores vilões das editoras para se enfrentarem, podendo medir ambas as forças e ver quem era o ser mais poderoso. (Darkseid/Galactus: The Hunger (1995) n° 1/1995 – DC Comics/Marvel Comics)

Após vagar pelas estrelas durante incontáveis milênios, a fome insaciável de Galactus finalmente o levou a Apokolips, lar do império de Darkseid. Para sobreviver, ele tem que drenar a energia do planeta, eliminando, como consequência, todos os seres vivos desse mundo.

Em seu caminho está Darkseid, que vai se valer de tudo para proteger seus domínios. Para ajudá-lo, ele conta com Órion, de Nova Gênese, mas Galactus também não está só. pois o Surfista Prateado está a seu lado.

Lanterna Verde & Surfista Prateado: Alianças Profanas

A história foi escrita porRon Marze ilustrada por Darryl Banks. (Green Lantern/Silver Surfer: Unholy Alliances (1995) n° 1/1995 – DC Comics/Marvel Comics)

Na trama, Thanos quer roubar os poderes do anel do Lanterna Verde para destruir o universo e conquistar o coração de sua amada Morte. Já Parallax pretende usar os poderes do Surfista Prateado para recriar Coast City, que havia sido destruída pelo Super Ciborgue, mas para isso, ele precisaria acabar com a vida do Arauto de Galactus.

Justiceiro & Batman: Cavaleiros Mortíferos

A revista foi escrita por Chuck Dixon e ilustrada por John Romita Jr(Punisher/Batman: Deadly Knights (1994)/1994 – Marvel Comics/DC Comics)

Após um certo fracasso na HQ Justiceiro & Batman: Lago de Fogo, as editoras decidiram continuar com eles e deram mais uma sequência.

O Justiceiro continua na caça ao Retalho, voltando para Gotham City. Um confronto intenso com alguns gângster acaba chamando a atenção do Batman (Bruce Wayne), que confronta Castle e quase o derrota.

Retalho, juntamente com o Coringa, pretende dominar todas as gangues de Gotham, causando vários confrontos entre os vilões. Cada um a sua maneira, com a ajuda de Microchip, o Justiceiro tenta matar o máximo possível, enquanto Batman, com a ajuda de Robin, terá que se esforçar para detê-lo.

Batman & Demolidor: O Rei de Nova York

O primeiro crossover entre Bruce Wayne e Matt Murdock aconteceu em Olho por Olho de 1997. Nessa história, os heróis tem sérias dificuldades para trabalharem juntos, mas precisam se unir para deter o Duas Caras. A volta deles foi no de 2000, onde a história ganhou uma continuação, com roteiro de Alan Grant e arte de Eduardo Barreto. (Batman/Daredevil: King of New York (2000) n° 1/2000 – DC Comics/Marvel Comics)

Na trama, o Espantalho pretende espalhar a Toxina do Medo em Nova York, instalando um dispositivo na Estátua da Liberdade.

Vemos também algo inusitado, Batman tomando uma verdadeira surra de Wilson Fisk. Ele é salvo quando diversos policiais chegam ao local, obrigando o Rei do Crime a fugir.

Já o Demolidor faz jus ao título de Homem Sem Medo, pois a Toxina do Espantalho não tem efeito algum sobre o vigilante.

Essas foram alguns dos crossovers que vimos em HQ, isso só prova que ambas as editoras tem potencial para fazer algo grandioso também nos cinemas, claro que para isso realmente acontecer, muitas coisas precisam acontecer e ser resolvido, não é algo simples, mas não é inimaginável, quem sabe um dia possamos ver isso se tornar realidade.

1 thought on “Todos os crossovers entre DC e Marvel nos quadrinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.