15 de junho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Adaptações BLs que quebraram barreiras e estão fazendo história

6 min read

Nos últimos anos o número de produções LGBTQIA+ vem aumentando cada vez mais, e assim trazendo uma maior representatividade para a comunidade. Nos deparamos com muitas obras excelentes, que visam muito mais do que apenas mídia, e hoje vamos listar algumas que se tornaram grandes marcos e vem fazendo história.

Not Me: The Series

Not Me é um drama tailandês que estreou em dezembro de 2021. A série fez bastante sucesso, não somente no Brasil, como em vários outros lugares do mundo e ocupou os trending topics do Twitter a cada novo episódio que ia lançando.

Sobre o que fala?

Na trama, acompanhamos Black e White, que são irmãos gêmeos, que possuem uma grande conexão, onde sempre que um está mal o outro se sente da mesma forma. Eles foram separados logo na infância, após a separação de seus pais, Black ficou na Tailândia com sua mãe, enquanto White se mudou para Rússia com seu pai.

15 nos depoisWhite retorna para Tailândia com seu pai, nesse tempo ele não teve contato nenhum com sua mãe e seu irmão. Pouco tempo depois de sua chegada, White sente uma dor gigantesca no peito, uma experiência de quase morte, porém, mesmo indo pro hospital e sendo diagnosticado, os médicos não conseguem encontrar a causa do problema.

White acaba descobrindo então, que seu irmão está em coma, após sofrer um ataque violento e ser espancado. Tod, amigo de infância de ambos, informa que Black fazia parte de uma gangue e estava envolvido em coisas que aparentemente não são tão boas assim.

Para descobrir quem está por trás do ataque de seu irmão, White resolve se infiltrar na gangue, fingindo ser seu irmão e jurando encontrar o traidor e fazer justiça.

O que a obra fez?

A obra não se faz apenas com um enredo extremamente fascinante, mas lida com diversos assuntos de extrema importância e traz muitas críticas ao governo e a sociedade como um todo, não tendo medo de falar o que realmente deve e tratando cada assunto com a devida atenção que merece.

Temas como direito constitucional, legislação, constituição, etc. são explicados, com exemplos e de uma forma fácil de entender.

Em um de seus episódios, temos uma manifestação das pessoas que ocorre devido aos atos da gangue, essa manifestação tem como foco as minorias que são marginalizadas na Tailândia, entre elas a igualdade matrimonial para as pessoas LGBTQIA+. O episódio foi uma imensa critica ao governo tailandês, que havia se posicionado de forma negativa a igualdade matrimonial.

Semantic Error

 Semantic Error é um webtoon/manhwa bastante famoso, que inclusive já foi premiado. A obra recebeu um drama em live-action que estreou no dia 16 de fevereiro na Coreia do Sul.

Sobre o que fala?

Na obra temos Chu Sangwoo, que é um estudante de ciências da computação, ele é extremamente sistemático, vive a vida seguindo regras e não suporta quem as quebra. Após trabalhar em um projeto em equipe, que é necessário um apresentação do grupo para concluir as notas finais e passar na matéria, ele acaba tendo que fazer todo o trabalho sozinho, já que os integrantes não se dispuseram a ajudÁ-lo, como Sangwoo sempre visou o certo, ele retira o nome dos outros integrantes e faz a apresentação sozinho.

Ao fazer isso, ele acaba destruindo os sonhos de Jang Jaeyoung, um estudante extremamente popular e amado por todos, do departamento de design, que precisava se formar para estudar no exterior, mas por conta de Chu Sangwooseus planos são arruinados.

Jang Jaeyoung decide então procurar Chu Sangwoo, que o ignora e foge de qualquer contatoJaeyoung promete então para Sangwoo que tornará sua vida um inferno.

O que a obra fez?

Semantic error já vem chamando muito a atenção por ser uma adaptação sul-corena, principalmente porque as adaptações de BL que conquistam o público, são em sua maioria, produções tailandesas.

Infelizmente, algumas obras coreanas que envolvem a comunidade LGBTQIA+ chegaram até a receber ações disciplinares por incluir beijo do mesmo sexo, como foi o caso de “Schoolgirl Detectives”, o que causou uma imensa comoção na época.

Ver uma obra BL coreana ganhando um imenso destaque na mídia e conquistando espaço em diversos países é algo extremamente gratificante.

Bad Buddy

 Bad Buddy é a adaptação da novel “Behind The Scenes”, é possível encontrar os 12 episódios gratuitamente no canal tailandês GMMTV, no YouTube.

Sobre o que fala?

Na obra acompanhamos os vizinhos Pat e Pran, ambos cresceram em meio a uma antiga rixa entre suas famílias, o que fez com que sempre competissem em tudo, desde a escola, até na rua.

Mas apesar da família de ambos se odiarem, eles acabaram se aproximando e tornando amigos, porém sempre foram obrigados a esconder essa relação de todos a sua volta, devido a briga de suas famílias.

Atualmente ambos se encontram na universidade e fazem parte de grupos e classes rivais, porém devido a vários acontecimentos, eles se veem cada vez mais próximos um do outro.

O que a obra fez?

Bad Buddy alcançou um sucesso tremendo e se popularizou em diversos países. A série sempre esteve presente nos trending topics do twitter e no seu episódio final, a hashtag #BadBuddySeries entrou nos trending topics de 28 países, alcançando o primeiro lugar em 11 deles (incluindo o Brasil).

A obra alcançou mais de 150 milhões de visualizações, somando o Facebook e o Youtube.

Bad Buddy é um grande marco, pois conseguiu levar as adaptações BLs ao conhecimento de muito mais gente, alcançando diversos países, possibilitando as pessoas a saírem da bolha e buscarem conhecer outros tipos de obras.

KinnPorsche: The Series La Forte

Antes mesmo de fazer sua estreia, na verdade, quando ainda era apenas uma suposição de que teríamos uma adaptação, KinnPorsche já havia se tornado uma das séries BL (boys love) mais aguardadas pelo fandom.

O drama ficou por conta da produtora Be On Cloud e finalmente teve sua estreia em 2022.

O drama é uma adaptação da novel de Daemi e lida com diversos temas bastante polêmicos, entre eles a máfiaabusosmortes, etc., o que o leva a ter a classificação etária de +18 anos.

Sobre o que fala?

Na trama acompanhamos Kinn (Mile Phakphum), que é o segundo filho de uma das mais poderosas famílias da máfia tailandesa, e Porsche (Apo Nattawin), que é um jovem barman.

Kinn acaba conhecendo Porsche, após cair em uma armadilha e ser perseguido por uma gangue, Porsche, que é um ex-campeão nacional de taekwondo, lida com as pessoas que estavam atrás de Kinn, após fazer um acordo envolvendo dinheiro.

Percebendo que o rapaz possui uma série de habilidades, o jovem mestre da máfia decide que quer Porsche como seu novo guarda-costas. Inicialmente, Porsche se opõe a proposta, mesmo sendo perseguido pela máfia, mas acaba mudando de ideia, pois enfrenta muitos problemas financeiros que estão prejudicando seu irmão, Porchay, que é sua única família.

Kinn e Porsche vão criando uma certa intimidade e sentimentos bastantes turbulentos, ambos precisam lidar com isso, além de traçarem um caminho totalmente complicado juntos.

O que a obra fez?

KinnPorsche cada dia mais vem fazendo sucesso e chamando a atenção do público, a obra já se tornou um fenômeno, mesmo ainda estando em lançamento. A cada novo episódio KinnPorsche se mantém nos trending topics do Twitter como um dos assuntos mais comentados do momento.

O elenco da série está sempre participando de entrevistas e vindo com novidades, a mais recente entre elas é que o drama ganhará um tour mundial, que funcionará como um fanmeeting e irá passar por todos os continentes, apesar de ainda não ter sido divulgado quais os países estarão inclusos.

O sucesso que KinnPorsche está fazendo é tanto, que até suas OST se tornaram populares, a música “Why Don’t You Stay”, cantada pelo cantor e ator Jeff Satur, que também está presente na adaptação, atuando como Kim, alcançou a marca de mais de 10 milhões de visualizações, em menos de um mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.