24 de novembro de 2021

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Especial Novembro: Mês da Consciência Negra | Filmes e séries que contribuem à discussão

2 min read

Durante o mês de Novembro há muitas iniciativas em prol da visibilidade do negro e das lutas raciais, no intuito de gerar debate sobre os desafios e obstáculos em nossa sociedade para enfrentar o preconceito, injustiças e criar mais oportunidades as pessoas que sofrem com isso. 

Na cultura pop, diversas iniciativas podem ser encontradas em forma de exemplos de aceitação, união e respeito ao próximo. Se você não faz parte desse círculo, você pode abrir sua mente e aprender mais sobre as lutas raciais, e você pode fazê-lo com alguns filmes e séries, como as indicações a seguir:

 Cara Gente Branca – Filme de 2014 que mostra de forma ácida e cômica os desafios e percalços enfrentados por estudantes negros na universidade. Esse filme posteriormente se tornou uma aclamada série, lançada em 2017 e que conta com 4 temporadas, produzidas e transmitidas pelo Netflix.

Colin em branco e preto – minissérie de 2021, que narra a vida do atleta e ativista Colin Kaepernick, famoso por protestar antes de jogos e durante o hino Americano, ajoelhado, ele narra de forma leve e impactante principais momentos de sua infância e adolescência. Também no Netflix.

 

Olhos que condenam – minissérie de 2019, baseado em fatos reais, sobre como a justiça ainda tem dificuldades em ser imparcial no julgamento de crimes e acabam prendendo pessoas inocentes, devido a sua cor. A historia acompanha a trajetória de 5 adolescentes condenados injustamente por um crime brutal nos EUA.

 

Lovecraft County – série da HBO max, baseada em livro homônimo, mistura fantasia e questões raciais, no formato terror, onde as vezes as pessoas são mais aterrorizantes que os monstros. A série conta com uma única temporada de 10 episódios, lançados em 2020.

 

The Green Book – filme ganhador do Oscar de melhor filme em 2018, narra um período de divisão racial nos Estados Unidos de 1962. Ótimo enredo e atuações impecáveis do Mahershala Ali e Viggo Mortensen.

Há dezenas de milhares de referências, projetos, filmes e séries que refletem a luta racial e informa àqueles que os assistem. Basta olhar com um pouco mais de atenção e dar uma oportunidade a essas produções.

curiosidade: Green Book era o nome do livro que negros usavam como guia de locais seguros a frequentar durante a divisão racial nos Estados Unidos da época.

1 thought on “Especial Novembro: Mês da Consciência Negra | Filmes e séries que contribuem à discussão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.