6 de setembro de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Conheça Marte Um, a aposta brasileira na disputa pelo Oscar

2 min read

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais revelou ontem (5) a sua aposta para concorrer a Melhor Filme Internacional no Oscar 2023. O escolhido foi Marte Um, escrito e dirigido por Gabriel Martins, que também atuou na montagem. O longa foi selecionado por uma comissão de 19 integrantes, e concorria com outros 27 títulos, dentre os quais outros cinco passaram para segundo turno, sendo: A Mãe, de Cristiano Burlan; A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; Carvão, de Carolina Markowicz; Pacificado, de Paxton Winters; Paloma, de Marcelo Gomes.

Marte Um fez sua estreia no Festival de Sundance, em janeiro, mas só chegou aos cinemas brasileiros no dia 25 de agosto, depois de ser premiado no Festival de Gramado como Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri.

Marte Um poster

O filme traz o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não tem muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.

A família do jovem também é cheia de dilemas, com características tipicamente brasileiras. Wellington, seu pai é porteiro em um prédio de elite e ex-alcoólatra, e sua mãe, Tércia, acredita estar sofrendo de uma maldição depois de um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão. Já sua irmã mais velha, Eunice, está com dificuldade de conversar com os pais sobre ir morar sozinha com sua namorada.MARTE UM

Nesse contexto, teremos uma narrativa com cada um seguindo seus desejos pessoais e expectativas, incluindo as que cada um tem sobre os outros. “O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas“, diz Bárbara Cariry, presidente da Comissão de Seleção.

O longa que concorre a uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional foi produzido pela Filmes de Plástico e pelo Canal Brasil, além de ser o segundo filme do diretor mineiro Gabriel Martins (No Coração do Mundo).

A 95ª Premiação Anual do Oscar está marcada para 12 de março de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.