3 de janeiro de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Especial Harry Potter 20 anos: A magia que move gerações

3 min read

2022 chegou e com ele o tão esperado especial da HBO Max, De volta a Hogwarts, em comemoração aos 20 anos do lançamento do primeiro filme da saga Harry Potter.

A série de livros e filmes que uniu e ainda une gerações, é unanimidade em meio as conversas nerd e fãs de filmes e livros, como uma obra atemporal, incrível e fantástica. Que não apenas criou fãs, mas uma geração absoluta de leitores, que viram nas obras uma maneira de lidar com a realidade e desbravar novos mundos.

Um sucesso literário e cinematográfico, a obra formou também uma nova geração de atores que até hoje repercutem na mídia, como Robert Pattinson, Clémence Poésy e Alfred Enoch, além, é claro, do trio protagonista. Em adição a isso, trouxe também diretores como Alfonso Cuarón e David Yates, que influenciaram o sucesso da trama e ainda criam obras incríveis atualmente.

O documentário é um abraço de um velho conhecido que a muito não se via, trazendo as reflexões do trio principal e de todos os envolvidos o longo dos 10 anos de gravações que os filmes tiveram. Com um mix de emoções, nostalgia e saudosismo, as quase 2h de conversas e vislumbres de cenas clássicas dos filmes, é como uma viagem no tempo. Até mesmo a excluída e tímida presença de J.K. Rowling não foi párea para o impacto que o documentário esta provocando mundo afora.

Helena Bonham Carter e Gary Oldman

Além do elenco protagonista, temos a participação e comentário dos diretores, produtores e atores classe A que participaram das produções – como Helena Bonham Carter e Gary Oldman. Há também uma singela homenagem aqueles que se foram e marcaram presença nos filmes e o fascínio que cada um e todos eles sentiram no processo de criação desse mundo.

Por um lado, é muito curioso ter o depoimento de cada um dos protagonistas sobre suas visões, medos, desejos e ambições a época, como a intensidade que Emma sentiu no meio da série filmes e que quase a fez desistir de continuar; O impacto que Daniel diz sentir até hoje dos filmes em sua vida e como eles moldaram o ator que ele é atualmente; E a tranquilidade de Rupert ao dizer que mede sua infância e adolescência pelos filmes e o quanto Ron ele se sente.

Emma Watson e Rupert Grint

Por outro, é fascinante acompanhar o delírio, fanatismo, obsessão que a obra se tornou por todo mundo, rendendo uma fortuna de U$ 7,7 bilhões ao longo dos oito filmes, quase U$ 10 bilhões em produtos licenciados ao longo desses 20 anos e 500 milhões de livros vendidos em todo mundo em 80 idiomas diferentes, sendo o último livro o mais vendido do gênero de ficção da história com 8,3 milhões de cópias vendidas em 24 horas de lançamento.

Nada concluiria melhor esse documentário do que a frase de Robbie Coltrane, que conseguiu resumir o valor e importância da obra Harry Potter ao mundo:

Esses filmes podem ser facilmente assistido em 50 anos. Infelizmente eu não estarei mais aqui, mas Hagrid estará.

A HBO Max já havia apostado nesse formato com a reunião de Friends e repetiu a fórmula certeira com Harry Potter. Com tantas novas produções, plataformas de streamings surgindo a cada dia, e revigorante poder parar e reviver o que marcou as pessoas, seja um programa de TV ou um franquia de filmes. O público ainda ganha sequência indireta do fantástico mundo de magia através dos filmes Animais Fantásticos e as produções derivadas, como a Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, permitindo-nos viver na fantasia e fazer  perdurar esse mundo inclusivo e dos desajustados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.