30 de agosto de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

A Fórmula do Amor: o quadrinho cearense sobre a experiência de amar e ser amado

3 min read
a fórmula do amor zinext editora milena fernandes filipperama

A Fórmula do Amor é um quadrinho escrito por Milena Fernandes e ilustrado por Filippe “Filipperama” Teixeira, lançado pela editora Zinext e apoiado pela loja Reboot Comic Store.

Este foi o primeiro projeto de financiamento coletivo da Editora Zinext, que é uma microeditora nordestina independente, idealizada por Chico Oliveira, que atua como editor.

O roteiro de A Fórmula do Amor já estava escrito desde 2018, mas só agora viu a luz do dia, sendo lapidado e alterado ao longo do tempo: “Quando a gente resolveu que ia tentar um financiamento coletivo eu botei fé que ia ser legal, mas não tinha certeza se as pessoas iam apoiar. Foi um misto de adrenalina e alegria ver as coisas acontecendo. Foi muito legal a emoção“, disse Milena, em entrevista ao Nerd Cult.

Sobre a história:

Aqui, temos duas protagonistas, Afrodite e Flávia, uma bioquímica e uma bióloga, respectivamente. A história se dá quando Afrodite tenta, a todo custo, criar uma “fórmula” para o amor, já que, segundo ela, isso iria ajudar a fazer do mundo um lugar melhor, pois todas as pessoas experimentariam a sensação de um amor verdadeiro.

A Fórmula do Amor é um diálogo entre as duas amigas, mas que funciona como a conversa que todos precisamos ter sobre sentimentos, o que achamos do amor e o que ele realmente é, singularmente. A forma como as protagonistas se referem ao amor é muito cativante, criando também uma fácil identificação com suas experiências particulares.

Afrodite e Flávia, respectivamente
Afrodite e Flávia, respectivamente

Eu sempre coloco um pouco de várias pessoas numa personagem só. Meu pensamento se reflete nas falas das personagens às vezes, principalmente quando se trata de emoções e sentimentos complexos. Mas ao mesmo tempo não tem só eu ali. Eu gosto de pegar uma situação que vivi ou que me contaram e usar de norte, aí vou mexendo pra colocar mais informações, substituir, mesclar“, comentou a roteirista.

A maneira como o sentimento é descrito — mas não decifrado —, também merece destaque. Afinal, quem pode explicar o amor? As duas perspectivas retratam isso muito bem: o amor como um conjunto de reações químicas explicadas pela ciência versus uma jornada de autodescoberta, que cresce aos poucos.

O roteiro profundo divide protagonismo com uma bela arte, assinada por Filipperama, que disse ter tirado inspirações de suas amigas cientistas para as protagonistas, que já haviam sido idealizadas por Milena. “Cenários e ambientes eu peguei de exemplo mesmo nossa cidade [Fortaleza] e lugares onde trabalhamos. Maior referência pro laboratório da história foi o laboratório de química do Liceu do Ceará, onde estudei no ensino médio“, completou o artista.

A Fórmula do Amor já é uma história sobre o sentimento mesmo fora das páginas. Analisando o contexto em que fora produzido, nota-se também a vontade que os autores tinham para que o quadrinho fosse lançado. Reiterando, esta sem dúvida é uma HQ que merece ser apreciada e revisitada. E sobre uma possível sequência:

Foi pensada para ser uma one-shot mesmo. Para deixar as pessoas imaginarem o que aconteceu depois. Eu fiz esboços de tirinhas, como fiz durante a campanha do catarse. Até gosto da ideia de fazer outras one-shots sobre Flavia e Afrodite descobrindo mais sobre o amor, paixão e relacionamentos. Tenho esses esboços que falei, mas não dá pra ser agora.

Você pode adquirir o seu quadrinho diretamente do site da Editora Zinext clicando aqui.

Para acompanhar o trabalho dos autores, você pode segui-los em seus perfis no Instagram: @filipperama e @desenhosmilenares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.