1 de março de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

10 Séries de ficção científica para desbravar o universo e tempo

6 min read

O cinema está repleto de filmes que usam e abusam do bom e velho sci-fi, todos os anos recebemos enxurradas de novas produções. Mas hoje trouxemos uma lista com 10 séries de ficção científica que você talvez não conheça e que possuem como temática viagem no tempo, viagem espacial e temas futuristas.

Doctor Who (Globo Play)

A série foi criada em 1963 e se tornou uma referência mundial para obras de ficção científica. Em 2005 a série passou por uma fase de “revival”, reiniciando a história de uma forma que não seja preciso acompanhar todas as temporadas desde 1963. O revival de Doctor Who está atualmente na 13ª temporada, a série clássica de Doctor Who teve 26 temporadas.

Na série acompanhamos o “Doutor”, que é um alienígena da raça dos “Senhores do Tempo” do planeta de “Gallifrey”. Ele viaja pelo tempo e espaço na sua máquina do tempo, denominada como “TARDIS” (que significa “time and relative dimension in space”), a aparência de sua nave é semelhante a uma cabine policial, daquelas encontradas em Londres no ano de 1963 (que foi o ano de origem da série).

O doctor sempre viaja com acompanhantes, que geralmente são seres humanos encontrados nas suas viagens e está sempre tentando corrigir problemas causados no universo a fora, seja no passado ou futuro.

Falamos mais profundamente sobre a série aqui.

Torchwood

Torchwood é uma série spin-off do “revival” de Doctor who, possui 4 temporadas, teve sua estreia em 2006, após o grande sucesso do Capitão Jack Harkness na série, personagem interpretado por John Barrowman.

A série se passa em Cardiff, onde acompanhamos o icônico Jack Harkness, que é imortal e um grande vigarista do futuro, Jack é o capitão da equipe “Torchwood”, uma equipe responsável por rastrear alienígenas e proteger o planeta de ameaças, no intuito de pegar tecnologias alienígenas para uso próprio.

The Expanse (Prime Video)

A série é baseada nos livros de Daniel Abraham e Ty Franck (sob o pseudônimo de James S. A. Corey), originalmente era produzida e desenvolvida pelo canal Syfy, mas foi cancelada na sua 3ª temporada, a Amazon Prime Video adquiriu então os direitos da série, que foi até a 6ª temporada e sofreu mais um cancelamento. A série adapta até o 6ª livro da saga, que ao total são 9 livros.

A série se passa no futuro, por volta de 2350, onde a Terra, Marte e o denominado “cinturão de asteroides” disputam os territórios do Sistema Solar. Em meio a tanta briga politica acompanhamos a tripulação da nave “Rocinante”.

Na tripulação temos o capitão Jim Holden, o mecânico Amos, ambos são nascidos na Terra, a engenheira Naomi, que nasceu e cresceu no cinturão de asteroides, e o piloto Alex, que nasceu em Marte.

Eles acabam descobrindo sobre uma mulher que desapareceu misteriosamente e ao começar a se envolver no assunto, vão cada vez se enfiando mais em uma conspiração extremamente ameaçadora.

Altered Carbon (Netflix)

Altered Carbon também é uma série baseada em livro, no romance de mesmo nome de Richard K. Morgan. A série teve sua estreia na Netflix em 2018, em 2019 a série ganhou um anime denominado de “Resleeved”, que se passava antes dos eventos da série, em 2020 ganhou uma segunda temporada, mas teve sua produção cancelada pelo serviço de streaming.

Na série temos um mundo futurista onde os corpos são apenas “capas”, toda a população se acostumou com a troca de corpos, onde a consciência de uma pessoa é digitalizada e armazenada, podendo assim ser transferida a outra “capa”.

Acompanhamos então Takeshi Kovacs, que é um guerreiro e mercenário, que acorda após 250 anos em outro corpo. Ele precisa então se adaptar a nova sociedade na qual se encontra.

Takeshi é contratado por um homem extremamente rico, no intuito de descobrir o autor de seu próprio assassinato.

Westworld (HBO Max)

Westworld é uma série baseada no filme de mesmo nome de 1973, que conta a história de um parque de diversões futurista. A série é desenvolvida por Jonathan Nolan e Lisa Joy, e teve sua estreia na em 2016.

Na série acompanhamos um parque temático futurístico para adultos, mais voltado para os ricos, devido ao seu alto custo. O parque reproduz o Velho Oeste, esse povoado por androides, que são denominados de “anfitriões”, esses androides são programados pelo diretor executivo do parque, o Dr. Robert Ford, eles acreditarem que são humanos e vivem no mundo real.

Os clientes podem fazer o que bem entenderem dentro do parque, sem a necessidade de obedecer a nenhuma regra ou lei.

Porém após passar por uma nova atualização, os androides passam a ter novos comportamentos e começam a se questionar, se tornando uma grande ameaça ao parque.

Perdidos no Espaço (Netflix)

A série teve sua estreia na Netflix em 2018 e apesar do imenso sucesso foi cancelada na sua 3ª temporada. A trama se passa no futuro, com os americanos tentando colonizar o espaço sideral, mas essa missão é sabotada por uma agência desconhecida.

Acompanhamos então a família Robinson, que após a sabotagem acaba se perdendo em um planeta desconhecido, eles precisam então sobreviverem a ameaças alienígenas e lidar com as dúvidas que os cercam.

O Mar da Tranquilidade (Netflix)

O Mar da Tranquilidade (The Silent Sea) é uma produção sul-coreana (k-drama) que estrou na Netflix no final de 2021.

O nome do drama vem da famosa região da lua onde pousou o módulo lunar Eagle, da Apollo 11, em 20 de julho de 1969. A trama se passa nessa região lunar, onde acompanhamos uma equipe que foi convocada para uma importante missão, eles teriam que recuperar amostras, que até então eles não sabem do que se trata, em uma estação espacial que foi cenário de uma catástrofe que matou toda uma tripulação.

Na série temos um futuro distópico na terra, onde a água é um “artigo de luxo”. Após se tornar tão escassa, a população precisa trabalhar muito para conseguir um pouco dela, sendo dividida de forma totalmente injusta, separada conforme a classe social.

Black Mirror (Netflix)

Black Mirror é uma série britânica de extremo sucesso, a série possui episódios que funcionam de forma autônoma, ou seja, cada um contando uma história única e distinta. Seus episódios se passam no futuro ou em algum presente diferente do que estamos vivenciando.

Toda a série é um grande critica a forma como vivemos e como agimos em determinadas situações e onde tudo isso pode levar.

Cada episódio possui um elenco, cenário e enredos diferentes, mas todos trabalham de uma forma extremamente impactante, deixando inúmeros sentimentos ao telespectador, além de te fazer parar e refletir de uma forma desconfortável, mas necessária.

Dark (Netflix)

Dark é uma série alemã, criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, a série foi eleita em votação popular no site Rotten Tomatoes como a melhor série original Netflix.

Na série temos os moradores de “Winden”, uma cidade pequena situada na Alemanha, acompanhamos uma família que está sofrendo com o desaparecimento de uma criança. A polícia começa a investigar os desaparecimentos que se tornam mais recorrentes, mas logo descobrem relações com eventos do passado.

As quatro famílias locais da cidade estão interligadas em uma grande conspiração de viagem no tempo que vem abrangendo a várias gerações.

3% (Netflix)

 Para encerrar a lista, nada mais justo do que uma série brasileira, a série é desenvolvida por Pedro Aguilera e estreou na Netflix em 2016. A obra foi inicialmente desenvolvida a partir de um episódio piloto independente lançado no YouTube, em 2011.

Na série acompanhamos um futuro pós-apocalíptico, onde todo o planeta foi devastado. O denominado “Continente” é uma região do Brasil, onde toda a população vive em miséria, totalmente escassa de recursos.

Mas ao completar 20 anos de idade, todo cidadão recebe uma chance de passar por um uma série de provas, denominado de “Processo”, que oferece a chance dessa pessoais irem morar no “Mar Alto”, uma região rica, com inúmeras oportunidades e livre da miséria, porém somente 3% dos inscritos podem passar das provas.

 

1 thought on “10 Séries de ficção científica para desbravar o universo e tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.