8 de julho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Conheça Thor, o deus do trovão do Universo Marvel

5 min read

O 4º filme do deus do trovão, Thor: Amor e Trovão acaba de chegar aos cinemas brasileiros, por isso hoje iremos conhecer um pouco mais afundo de sua origem.

Chris Hemsworth está mais confortável do que nunca no papel, já tendo se provado como o deus definitivo, feito para o papel do Thor no Universo Marvel. Embora ainda haja controvérsias, uma vez que a jornada do asgardiano tenha mudado bastante em comparação aos quadrinhos, onde ele é bem mais sério e rebuscado, diferente de sua versão cinematográfica, que é boba e cômica — o que se mostrou bem mais eficaz.

Leia nossa crítica de Thor 4:

Crítica | Thor: Amor e Trovão encontra um formato mais coerente para o herói, mas ainda peca na narrativa

 

Origem

Thor foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, dois gênios dos quadrinhos, e sua primeira aparição foi no quadrinho Journey Into Mystery #83, de 1962. Quando ambos os quadrinistas escreveram sobre ele, eles pensaram em como trazer um personagem mitológico para o universo deles, assim eles decidiram introduzir a mitologia nórdica, onde deuses do norte vivem em Asgard e tramam a história do mundo dos mortais como se fosse brincadeira para eles.

Ele é um dos super-heróis mais poderosos da Marvel, um deus entre os mortais. Nobre guerreiro que foi banido pelo seu pai para a Terra a fim de aprender a ser humilde e se tornar um de seus maiores protetores. Thor é o príncipe de Asgard, lá ele é filho de Odin e, como tal, deve saber se comportar como um futuro rei, mas ele não é um cara muito humilde, com seus poderes de deus do trovão, ele acabava se esbanjando e se colocando a frente de outros seres que vivem dentro dos nove reinos. Muitos o consideram o guardião, protetor e herói, mas outros só o chamam de filhinho do papai, bêbado e o deus sem limites.

Um dia Odin, vendo que seu filho não passava de um príncipe sem princípios, ou sem responsabilidades reais, quis lhe dar uma lição, pegou seu poder e trancou em seu martelo Mjölnir, lançou para a terra e disse as palavras: “Aquele que for digno, terá o poder de Thor!” e seu filho foi banido para Terra para conhecer a humildade dos seres humanos.

Algumas Versões

Nos quadrinhos o poder de Thor já teve outro dono. Donald Blake acabou encontrando uma bengala em uma caverna, quando fugia dos Homens de Pedra que o perseguiam. Quando ele pegou aquela bengala que o ajudou, já que o mesmo era deficiente físico, se transformou em Thor, o deus do trovão, mostrando que na verdade aquela simples bengala era o martelo Mjölnir.

Outra que se tornou Thor, foi a própria Jane Foster, que acabou de ser apresentada no UCM, interpretada por Natalie Portman. Dessa vez ela quem se apossou do poder do deus do trovão, quando mais uma vez ele perde seus poderes e meses depois Jane aparece com o manto.

No cinema vemos apenas que Thor foi enviado para Terra para se redimir, lá ele conhece Jane Foster que mostra a humildade que seu pai tanto falava. Sabendo disso, ele tenta recuperar seus poderes, mas seu irmão Loki tenta impedi-lo e luta contra ele para obter o poder do deus do trovão.

Grandes duelos e Ragnarok

Thor é muito conhecido por enfrentar os mais diversos inimigos de níveis poderosíssimos, entre está Surtur, o demônio que governa o reino de Muspelheim. Ele forjou a Espada do Crepúsculo e buscou mergulhá-la na chama eterna, com o objetivo de incendiar os nove reinos. Mas o deus do trovão chegou para salvar todos os reinos e lutar frente a frente contra esse demônio gigante. A batalha entre os dois ficou marcado na história, já que dizem que essa foi a primeira vez que o Ragnarok poderia acontecer.

E falando em Ragnarok, outro grande evento, se não o maior de todos na vida de Thor, foi impedir o fim dos tempos, ou fim do mundo. Thor descobre que existe um grupo superior de deuses conhecido como “Aqueles que se Sentam Acima nas Sombras”, e estava determinado a libertar os asgardianos das garras desses usurpadores. Ao descobrir que eles estavam consumindo a energia produzida pelo ciclo infinito de morte e renascimento, a energia mais importante dentro de todo o universo, viu que tudo o que ele passou até agora, os embates contra inimigos cósmicos e outros ragnaroks, não eram nada comparado o que ele estava testemunhando.

Para isso, Thor teve que se submeter a tudo o que ele tinha aprendido durante anos e principalmente invocar o poder de seu pai, que ali já não estava mais. Com um poder e um plano inimaginável, ele destruiu a trama das Três Nomes. Após isso o ciclo parou, e o grupo acabou ficando sem consumir a energia do ciclo infinito de morte e renascimento, lá ele pôs um fim a tudo e quase perdeu tudo que ama, seu povo, que era mais que o lar que antes ali existia.

Os asgardianos liderados por ele, foram viver na Terra e lá viveram por um tempo até que Loki instigou Norman Osborn a lançar um ataque massivo no novo lar deles, colocando tudo abaixo. Assim, novamente eles tiveram que se reerguer para poder criar um novo lugar para viver.

Poderes e Habilidades

Thor é o deus do trovão e como tal, ele tem o poder dos trovões é óbvio, mas além disso existem outros que talvez vocês não conheçam.

  • Super-força – Considerado um dos heróis mais fortes da Marvel;
  • Agilidade;
  • Velocidade;
  • Imune a doenças;
  • Voar – nesse caso ele só consegue voar quando está em posse do Mjölnir ou Stornbreaker;
  • Manipulação de Energia;
  • Controle da Terra – Quando Thor renasceu novamente, ele acabou atribuindo o poder de controle da terra, podendo movimenta-la, criar terremotos, deslizamentos e outras situações;
  • Cura Acelerada;
  • Manipular Chuva.

E entre tantos outros poderes e habilidades que ele tem, mas esses são os mais comuns dentro dos quadrinhos, nas animações e filmes.

Afiliações

Thor não fez parte de muitos grupos como outros personagens, afinal ele era um deus, era mais fácil eles fazerem parte de seu grupo. Mesmo assim, acabou por se juntar com dois:

  • Vingadores;
  • Guardiões da Galáxia.

Cinema e outras mídias

Thor sempre foi um personagem recorrente em várias histórias da Marvel. Assim como vimos no cinema, também é comum a presença do deus do trovão em animações, mesmo fazendo apenas participações especiais.

Todos os filmes onde Thor aparece:

  • O Retorno do Incrível Hulk (1989) – Interpretado por Eric Allan Kramer;
  • Thor (2011) – Daqui em diante todos os filmes foram interpretado até o momento por Chris Hemsworth;
  • Vingadores (2012);
  • Thor: O Mundo Sombrio (2013);
  • Vingadores: Era de Ultron (2015);
  • Thor: Ragnarok (2017);
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018);
  • Vingadores: Ultimato (2019);
  • Thor: Love and Thunder (2022).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.