24 de maio de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Crítica | Sentença é um passeio pelo sistema judiciário brasileiro

3 min read

Criada, produzida e lançada pela Amazon Prime Vídeo, Sentença é uma série brasileira, com Camila Morgado no protagonismo de uma história que retrata o sistema judiciário brasileiro.

Os 6 episódios exploram a burocracia do sistema e as falhas que o cercam, tanto humanas quanto processuais. A narrativa é por vezes intensa e sufocante, pois usa dos traumas pessoais da protagonista para levar o espectador mais afundo na história. Camila Morgado se destaca facilmente e carrega a história, com um poder de atuação fortíssimo e uma entrega plena à personagem Heloísa, uma advogada criminalista que acredita que qualquer pessoa tem direito a defesa, independente da gravidade do crime.

É quase inevitável comparar a história com outras obras do gênero feitos em outros países, mas como produção nacional, é quase fascinante ver o emaranhado de situações se desenrolando a cada episódio.

Enquanto Heloísa se destaca ao ganhar casos deixados de lado pelo sistema, defendendo quem não tem condições pela defensoria pública, ela enfrenta os próprios demônios para decifrar os segredos do passado que fizeram sua mãe ser presa – por assassinar seu pai, na sua frente. A ambiguidade que a atriz transparece, no papel de advogada fria e calculista de um lado, e mãe e filha que se importa do outro, só exalta o talento da artista no papel.

A série navega também pelas investigações policiais, através do esposo de Heloísa, que é um investigador importante e expõe as dificuldades em separar o profissional do pessoal, no dia a dia do casal. Em outros momentos em família, somos apresentados ao filho adotivo do casal, que sofre racismo, mas que é motivado e defendido com unhas e dentes por seus pais. Essa mistura de histórias só demonstram o tamanho e a complexidade familiar que vivemos, muitas vezes com composições inimagináveis e incríveis, como a família de Heloísa.

Heloísa, seu filho e seu esposo

Conforme a narrativa avança, o telespectador é surpreendido com cenas explícitas de violência, sexo e traumas, o que pode causar diversos gatilhos aos desavisados. A protagonista avança em seus processos de defesa e quanto mais mergulha na solução de um crime inexplicável, mas se recorda de seu passado e do que aconteceu com seus pais.

O desfecho dessa temporada deixa algumas pontas, apesar de solucionar os enigmas maiores, como a organização criminal por trás de todos os problemas enfrentados pela ré defendida por Heloísa e as lembranças da mesma que voltam à tona e mostram os abusos que Heloísa sofreu do pai e os motivos que justificam e levaram sua mãe para prisão, por matá-lo. A série é provável de ganhar uma segunda temporada, pois se ela se propõe a relatar o sistema judiciário nacional, há sem dúvidas, muito que mostrar e contar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.