2 de junho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Quem é Darth Vader? A história completa do vilão mais icônico de Star Wars

11 min read

Darth Vader é um dos vilões mais icônicos da cultura pop, e voltou a ser destaque na nova produção do universo de Star Wars, a série Obi-Wan Kenobi.

No 3º episódio vimos o quão amedrontador e cruel Vader pode ser, mostrando o porque dele ser temido em toda galáxia, matando pessoas inocentes, arrastando-as e torturando, além de arrastar Kenobi no fogo, como punição pelo que o mesmo causou há 10 anos, no final do filme de Star Wars: A Vingança dos Sith – 3º episódio.

Hoje vamos nos aprofundar na história de origem dele, Anakin Skywalker, como se tornou o Lord Vader, além do motivo de ele ter tanto ódio de todos os Jedis.

Sua Origem

Anakin Skywalker Darth Vader

Darth Vader nem sempre foi quem ele é hoje, um Sith com uma armadura negra, um sabre de cor vermelha e uma respiração asmática que todos os fãs de Star Wars conhecem e temem quando ouvem. Mas antes de ele se tornar essa nova pessoa, ele era um jovem Jedi que lutava pela República Galáctica durante os anos das Guerras Clônicas, se tornando um grande herói.

Seu mestre, Obi-Wan Kenobi, foi um grande aliado em sua luta, além de ser seu mentor e melhor amigo, o treinando, trazendo ele para o caminho da luz e sempre colocando juízo em sua cabeça. Mas com o passar do tempo, dentro dele, havia uma escuridão que o cobria, deixando ele cada vez mais pensativo sobre os deveres de um Jedi, ou até mesmo sobre seu destino, afinal, ele era “o escolhido”. Escolhido esse que deveria trazer o equilíbrio da Força e a paz na galáxia, assim deveria ser.

Mas a escuridão já estava em seu coração há bastante tempo, pois, quando ainda era um padawan, ele assassinou os sequestradores de sua mãe a sangue frio. Após isso, ele acabou deixando no passado, continuando seu caminho ao lado de Kenobi, Ahsoka Tano (padawan) e sua amada Padmé Amidala, mas ainda assim, tinha algo que não o deixava em paz.

Durante a guerra, ele se mostrou muito poderoso, comandando seu próprio batalhão e cruzadores para poder lutar contra os Separatistas, ganhando a lealdade tanto dos clones, quanto da Ordem. Mas nem todos os Jedis confiavam plenamente no poder do jovem Anakin Skywalker, que tende a resolver as coisas sempre de uma forma um pouco mais agressiva do que se deve. E isso é 100% certo em ter em mente.

Durante uma missão, Anakin, Kenobi e Ahsoka foram levados para um mundo diferente de tudo que eles já tinham visto. Lá, eles conhecem o “Pai”, detentor do equilíbrio entre a luz e as sombras, além de claro, os próprios, a irmã Luz e o irmão Sombra. Nesse mundo eles descobriram que realmente Anakin é o escolhido, aquele que trará o equilíbrio na galáxia, a paz para todas as guerras, mas um outro destino é revelado a ele, que na real ele se tornaria em um mal tão grande e cruel, que destruíra toda a ordem conhecida.

E foi isso o que aconteceu, tempos mais tarde, ele acabou descobrindo que seu outro mentor, mais na parte da política, o Chanceler Palpatine, é um Sith, mais conhecido como Darth Sidious, o colocando em conflito consigo mesmo sobre os deveres de um Jedi, além estar agindo em segredo pela Ordem, como espião contra o chanceler.

Quando tudo vem à tona, os membros mais habilidosos da Ordem Jedi, foram até o gabinete do Chanceler para prendê-lo ou até mesmo matá-lo, se assim for necessário, mas a batalha entre um Sith e Jedis é intensa, mostrando que ambos os lados vão lutar até a morte. Após a luta, Mace Windu coloca Palpatine no canto caído o ameaçando, e quando ia dar o golpe final, Anakin entra interferindo o Mestre Jedi, cortando as duas mãos dele, assim Sidious com seus poderes o derruba da janela de gabinete o matando.

Anakin caído e sem saber o que fazer, se ergue como um Lord Sith Darth Vader. E agora vem a parte cruel de toda a sua história!

O Expurgo

Anakin Skywalker

Darth Sidious (Palpatine), executa a Ordem 66, que é o Expurgo Jedi, algo orquestrado há muito tempo por ele e seus aliados. Mas o que ninguém esperava era que Skywalker estaria a frente, liderando os esquadrões de clones para invadir e destruir a Ordem Jedi, matando até o último, mesmo as crianças sensíveis a Força.

Durante esse período de poucas horas, muitos Jedis que estavam em batalha pela galáxia acabaram sendo mortos por aqueles que os seguiam em batalha a todo custo: os clones, que receberam ordem direta do chanceler, se viram contra seus generais e os matam sem dó e sem piedade. Porém, muitos conseguem sentir o que estava para acontecer, assim, muitos tiveram a oportunidade de fugir e se esconderem. Mestre Yoda e Mestre Kenobi, foram dois que saíram vivos, seguindo até o Templo em Coruscant. Lá eles encontram uma chacina, clones e Jedis mortos nos arredores, no portão principal, nos corredores e nos cômodos, não havia um espaço ali que não tinha uma vitima caída.

No templo, ambos acessam os monitores de segurança e veem aquilo que eles não gostariam de ter visto. Mestre Yoda diz para Kenobi, que Anakin deveria ser detido, agora que ele caiu para o lado Sombrio, e apenas ele poderia fazer isso, parar seu antigo aprendiz.

Kenobi, que descobriu tudo que ele tinha feito nas últimas 24 horas, vai atrás de seu antigo aprendiz até o planeta Mustafa, ali eles lutam até a morte, usando os vastos rios e campos de lava que o planeta deixa como cenário para a batalha, encorpando ainda mais e tendo uma das lutas mais épicas de sabre de luz dos cinemas, cenas essas que ficou para história. Porém, apenas um golpe no final decidiu tudo isso.

Kenobi estava em solo firme, enquanto Anakin, estava em uma plataforma instável, seu antigo mestre diz que a luta tinha acabado e que era imprudente para o jovem ataca-lo por causa de sua posição, mas como de costume, ele não houve e salta por cima do Jedi, que inflige um ataque cortando alguns membros de seu corpo, caindo na beirada do monte com o rio de lava contornando ali próximo aos seus membros inferiores.

Nesse momento uma discursão começa, onde ambos soltam palavras mostrando seus sentimentos momentâneos. Anakin que estava caído, gravemente ferido e começando a pegar fogo, grita que o odiava, enquanto Kenobi respondia que ele era o escolhido e que o amava como um irmão, mas não importava mais, assim o mestre deixa seu aprendiz para morrer e segue com um peso em seu coração.

Mais tarde, Sidious aparece em Mustafa e encontra Anakin caído e gravemente ferido, mas vivo. Ele o leva para um complexo, onde ele é submetido a diversas cirurgias para seus novos implantes. Assim após longas horas, ele é apresentado como um novo homem, um novo medo, um Lord Sith, se tornando o Darth Vader que todos conhecem.

A Crueldade de Vader

Darth vader

Quando era Anakin, ele era um Jedi de grande valor, de grande poder e, acima de tudo, não levantava seu sabre contra pessoas inocentes, mas aqueles que eram ameaças contra a paz, esses sim tinham que temê-lo. E muitas ocasiões seu discernimento era um tanto questionável, já que ele não era famoso por sua paciência, prova disso são os combates feitos em Geonosis, Naboo, nos planetas de escravidão e até mesmo em missões diplomáticas, claro que, por vezes ele se segurava, mas quando seu Mestre Kenobi não estava por perto, era comum ele ir além do tom.

Mas quando ele se tornou Darth Vader, a coisa mudou de figura, a paciência chegou até ele, mas a liberdade que ele tinha de usar métodos diabólicos e sinistro também ficou a sua disposição. Sua crueldade era temida tanto nos mundos que faziam parte do Império, quanto até dentro do mesmo, seus comandados tinham uma certa apreensão quando ele estava no local, nunca se sabia o que ele poderia fazer, qualquer olhada de lado, um múrmuro fora de hora, uma ideia sem sentido, ou até mesmo uma puxada de saco, poderia fazer com que ele te torturasse ou matasse, dependia muito do seu humor na ocasião.

Os que mais sofriam em suas mãos eram os Inquisidores. Quando ele pegava eles para treinar, poderia ter certeza que alguém iria sair muito machucado, como sem uma mão, um olho, ou até mesmo sem vida, bastasse dar um vacilo se quer e ele os punia com toda a crueldade possível, isso porque Vader detestava esses “jedis caídos”.

Seu maior alvo era o Grande Inquisidor, líder do grupo, ex-guarda do Templo Jedi e um dos primeiros a cair para o lado Sombrio da Força. Esse era o que Vader mais odiava, chegando a torturar, alvejar e amaldiçoar ele, mostrando que mesmo a sua morte, ele ficaria preso para cumprir ordens de seu mestre.

Outro que sofreu com muito rigor foi o Quinto Irmão, que acabou perdendo a mão durante um treino, onde Vader sem piedade alguma da como retaliação pelo fracasso do mesmo durante os treinos, algo que para o Lorde Sith era inadmissível ter piedade perante ao inimigo, para ele era tido como fracasso.

No jogo Fallen Order, ele executa a Segunda Irmã por seu fracasso em capturar o Jedi Cal Kestis e sua ex-Mestra, mostrando mais uma vez toda sua ira e crueldade perante seus subordinados, aqueles que juraram lutar ao lado do império.

Nos quadrinhos ele se mostra ainda mais cruel, matando e torturando qualquer um que entrasse em seu caminho. Caçadores de recompensas, escravos, cidadãos, rebeldes, imperialistas, soldados, não importasse quem fosse, se desse brecha ele usava a força para sufocá-los ou o sabre para dar um golpe fatal.

Na série Obi-Wan Kenobi, ele chega a um vilarejo atrás de seu velho mestre e usa da técnica de sufocamento para tentar atrai-lo para fora de seu esconderijo, matando os inocentes que estavam ali apenas evitando entrar em conflito. Mas não importa, ele é tão cruel, que usa quaisquer métodos para conseguir o que quer.

Ele já tentou algumas vezes atacar seu atual mestre Darth Sidious, afinal, Siths não são nada confiáveis, como prova disso, o Sidious colocou ele dentro de uma armadura cheia de tormentos, como punição para seus erros do passado, ela era desconfortável e não tinha nada de bom para ele, apenas que o protegia dos olhares para seu corpo todo ferrado – não que o povo não vai deixar de olhar quando Darth Vader entra no campo de visão.

Sidous tinha ele como um aprendiz de grande valor, mas sabia que mais cedo ou mais tarde ele teria que substituí-lo, antes mesmo que o próprio fizesse com o mestre, dando vários gatilhos de crueldade para seu aprendiz.

A sangue frio, Vader assistiu a destruição de Alderaan ao lado de sua filha Léia Organa, sem esboçar nenhuma emoção ou reação, apenas colocando como certo os seus métodos. E falando em filhos, seu próprio filho Luke sofre na pele, em uma luta entre os dois, Vader passou o sabre na mão de seu filho, a arrancando como aprendizado dos erros que ele cometeu – o franquia para gostar de ver mãos decepadas por sabre de luz.

O Ódio Pelos Jedis

Bem, sua crueldade é tremenda e isso já se percebeu, mas seu ódio é ainda maior. Se tem duas coisas nesse mundo que Vader odeia são os escravagistas e os Jedis, igualmente, afinal ambas o usaram como se fosse descartável.

Sobre os escravagistas é algo até justificável, afinal, ele e sua mãe foram escravos quando criança, vivendo uma vida difícil e sem liberdade. Quando ainda era Jedi, ele teve alguns confrontos contra esses grupos, mostrando todo o seu repúdio por essas organizações.

Agora os Jedis é algo mais complexo, já que o mesmo não tinha um ódio desde sempre, ele foi se formando com o passar dos anos e no fim esse sentimento se completou. Como ele era um Jedi promissor e de grande valor, ele se via como um membro indispensável, contribuindo de forma contundente dentro da Ordem, sempre seguindo a rígida as leias que era imposto para todos que faziam parte – pelo menos na maioria das vezes ele seguia. O problema foi, é que muitos ali dentro, alguns mestres do conselho, viam ele como um Jedi sem caminho definido, usando da rebeldia muitas vezes como saída para certas situações, um deles, o Mestre Mace Windu, era o quem mais via ele como um Cavaleiro Jedi impulsivo e sem foco, colocando em risco tudo aquilo que os Jedis representam, para ele, Anakin era apenas um jovem sem disciplina e não merecia um lugar no conselho, mesmo sendo muito poderoso.

Por várias vezes o Conselho Jedi o repreendia por atitudes que ele tinha durante a guerra e sua vida, impossibilitando ele de se mostrar, com isso eles não deram o título de Mestre, apenas de Cavaleiro, mesmo tendo uma Padawan como aprendiz.

No final da guerra, ele se juntou ao conselho, mas ele deveria fazer algo em troca, vigiar o Chanceler Palpatine, onde eles tinham fortes suspeitas de suas tramas contra a Ordem Jedi, algo que o tirou do seu conforto. Mas o que mais deixou indignado, não foi só espionar seu amigo e mentor, mas sim ter sido colocado no Conselho sem se tornar um Mestre, algo que para ele era inadmissível, provando mais uma vez, que eles não confiavam completamente em seu potencial.

No fim, seu ódio foi tão grande que ele acabou indo para o lado Sombrio da Força e hoje, ele caça Jedis para livrar os mundos desse grupo que aos olhos dele, são pragas e os principais causadores de todo o mal que afligiu a galáxia.

Forma de Combate e suas Habilidades

Darth Vader

Quando Jedi, Anakin usava a Forma de Combate V – Shien/Djen So, onde ele era muito defensivo e agressivo ao mesmo tempo, colocando em prática muitas vezes contra diversos adversários. Usar essa forma era um tanto desgastante, já que focava no peso de seus golpes e na agressividade acelerada, não dando muito tempo para o inimigo pensar.

Porém, quando se tornou Lord Vader, ele usava a Forma II – Makashi, foi a mais adequada para ele por causa de sua atual condição. Essa forma permitia o usuário se defender sem muito esforço, além de se concentrar em não ser desarmado, considerando o equilibro mais bem aperfeiçoado entre todas as outras formas de combate. Makashi é considerada elegante e focada, baseando no potencial do seu equilíbrio, além da leveza, precisão e economia de movimentos.

Um ponto negativo para essa forma, é que como ela foi desenvolvida para duelos, quando exposta a grandes quantidades de inimigos e de blasters, ela se torna um tanto ineficaz, claro que isso não quer dizer que ela seja quebrada facilmente.

Além das Formas de Combates, suas habilidades com a Força ficaram ainda mais poderosas, podendo erguer pessoas e estruturas, flutuar, Sentir a Força com mais clareza, Absorção da Força, Cura pela Força e entre outras sem muito esforço.

Vader tem o domínio completo de seu potencial, algo que nem mesmo Sidious esperava. Apesar de ser mais lento por causa de sua armadura, isso não quer dizer que ele rá se conter na hora de usar suas habilidades com o sabre e a Força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.