9 de junho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Conheça a Hierarquia do Império Galáctico em Star Wars

13 min read

Em Star Wars, o grande plot que percorre os filmes e séries é a disputa política, que vemos de uma maneira bem mais aventurada, com a Aliança Rebelde buscando a todo custo a queda do Império.

Com o fim da Guerra dos Clones, um novo comando surgiu: o Império Galáctico. Quando formado, ele tinha como apoio milhares de setores e planetas que estavam dispostos a construir um novo mundo em paz.

Mas, assim como todo governo, precisa existir uma certa ordem, uma hierarquia que todos precisam respeitar para que haja organização dentro de um governo complexo como o Império. Assim, foi determinado as patentes entre cada membro do exército.

Vale ressaltar que o exército era numeroso, onde os membros são voluntários e recrutas da vasta dimensão da galáxia. Sendo assim, muitas vezes alguns postos são quase impossíveis de conquistar se não estiver amarrado a certas posições dentro do governo. Exemplo: Um jovem humilde tem pouquíssimas chances de chegar a Almirante, enquanto alguém com nome dentro do governo, ou do alto escalão do exército, tem maiores chances.

Enfim, vamos ao que interessa, que é saber como funciona exatamente cada patente do grande exército Imperial.

HIERARQUIA IMPERIAL ENTRE OS COMANDOS

Existem duas linhas de comando dentro do Império: o Exército, que seria a parte urbana, com soldados em linha de frente, e a Marinha, que cuida da parte do deslocamento das naves como caças e Destroyers.

EXÉRCITO IMPERIAL

CADETES

Como todo o exército, precisa existir um começo, correto? Bem, sabendo disso, os cadetes são a porta de entrada para a academia do Império. O recrutamento de jovens garotos e garotas é, de certa forma, obrigatória com o passar dos anos, o que não quer dizer que todos vão servir, pois apenas os mais habilidosos vão continuar na carreira dentro do exército. Os demais que não forem selecionados irão trabalhar na parte industrial de seu planeta, ajudando a construir e aumentar a riqueza do Império.

Suas funções, além de treinar para ser um soldado do Império, era ajudar nas patrulhas, revistas e até mesmo na guarda de alguns planetas onde se tem base. Durante os treinos eles são colocados a prova para poder ver em qual categoria eles podem entrar como soldados de infantaria, pilotos de caças e até mesmo oficiais. Dependendo de qual for sua jornada para uma dessas três categorias, ele pode ser transferido para uma base especializada.

Na série animada Rebels, vemos o jovem Padawan Ezra Bridger se infiltrando em uma dessas academias, e lá ele acaba acompanhando um grupo de jovens cadetes que estão passando por diversos desafios de habilidades físicas, prestidigitação e mental, mostrando o quão duro é para entrar no grande exército do Império.

SOLDADOS – STORMTROOPERS

Após se formarem como soldados, também conhecidos como Stormtroopers, eles agora fazem parte do grande corpo do exército, podendo estar em várias frentes, de vários planetas e sistemas. Quando estacionados, geralmente eles agem como policiais, patrulhando as cidades, rotas que se ligassem e montado de guarda.

Eles usam uma armadura seguindo os padrões mais altos do Império, capaz de proteger seu usuário de uma grande variedade de climas e ambientes hostis, o que inclui até mesmo o espaço sideral. Elas são feitas de um material bastante resistente, resistindo a alguns tiros de certos tipos de blaster, como absorver seu impacto. A mobilidade que a armadura da para seus soldados é muito boa, dando uma liberdade bem grande de movimentação.

Os equipamentos que eles carregam são bem simples, um rifle blaster E-11 como arma padrão, tendo capacidade para 500 tiros e possui um alcance de 300 metros. Também podem estar carregando um blaster de repetição WEB, mais pesada e feita para penetração de blindagem, e por fim, um detonador térmico acionado por chave, preso nas costas de cada soldado.

Um destaque para os Stormtroopers são seus grandes números, que chega a ser algo impressionante. É muito comum, em uma batalha, eles conseguirem superar seus inimigos não por suas habilidades, mas por seu números elevados.

Por causa disso, existem varias variantes de Stormtroopers, usando diferentes estilos de armaduras e armamentos, cada uma se habilitando para o local necessário. Entre eles estão os Snow Troopers, esses usados para ambientes gelados, os Scout Troopers para selvas e florestas, Death Troopers para missões de alto riscos, como resgates, assassinatos e sigilosas, e os Purge Troopers, treinados especificamente para caçar e encarar cavaleiros Jedis.

Uma observação a ser falada. Muita gente se pergunta como eles conseguem errar tanto os alvos como é mostrado nas produções, já que eles são altamente treinados, mas a resposta é simples. Apesar de serem altamente treinados, muitos deles apenas caem de paraquedas no exército, sendo forçados a serem recrutados ou até mesmo voluntários sem nenhum treinamento. Isso porque, muitas vezes, aqueles que não se graduavam como um especialista por causa de suas habilidades, ainda assim iam para a linha de frente, para poder ter esse grande número. Imagine o seguinte: milhares de planetas, sistemas, cidades e batalhas, precisam de grandes números de homens e mulheres que possam estar ajudando, colocando as vezes muitos que não tem o treinamento padrão completo na linha de frente para algum serviço momentâneo.

Os Clones Troopers, os antecessores dos Stormtroopers, eram muito mais eficazes, tendo em vista que eles precisavam passar pelo rigoroso treinamento antes de ir para frente de batalha, isso mostrava o quanto o exército da República era muito melhor que os atuais do Império, destoando apenas em números.

Os Stormtroopers tinham patentes entre eles, definidos pelos paldron (ombreiras), onde as cores eram os destaques que definiam o comando.

  • Azul – Snipers, geralmente eles não tinham uma patente de comando, mas eram altamente treinados e respeitados entre os soldados;
  • Preto – Cabo, oficial de deck e alistado, é a mais baixa patente dentro do corpo do exército. Geralmente eles faziam apenas o comando de certos setores, cuidando daquela área com um pequeno grupo de soldados;
  • Branco – Sargentos, oficiais acima dos Cabos, eles atuam a frente de um grupo maior de soldados, tendo sempre a linha de comando por um membro de um esquadrão;
  • Vermelho – Capitães, estão acima dos Sargentos, lideram um esquadrão inteiro, sempre estando a frente em uma batalha, são eles que matem a ordem dentro daquele corpo de soldados em meio a uma batalha;
  • Laranja – Comandantes, são os oficiais que agem como estrategistas do esquadrão, comandando seus soldados por meio de seus lideres comandados. Também podem usar paldron vermelhos, assim, um comandante é diferenciado apenas pela forma distinta da continência.

OFICIAIS DE CORPO STORMTROOPER

Esses oficiais usam boné e roupas pretas, bem formal, algo como um uniforme de gabinete, além de uma placa do lado esquerdo do peito com 4 quadrados azuis especificando a sua patente. também são eles que lideram, diretamente dos alojamentos ou bases, os Stormtroopers, orientando e marcando o exército conforme as ordens.

BSI (Bureau de Segurança Imperial)

Agentes especializados em questionar a segurança do estado, ou seja, eles tentam descobrir se existe algum traidor dentro do Império, além de claro, serem agentes altamente qualificados no quesito espionagem. Geralmente eles transitam entre a Marinha e o Exército, para que possam fazer seu trabalho com mais eficiência, tendo sempre a disposição soldados a seu comando como equipe de proteção e trabalho de perseguição. Além disso, eles tinham total comando se preciso para engajar ordens tanto para batalhões quanto para uma frota inteira da Marinha Imperial.

Mas não é apenas dentro das forças imperiais que eles agem. Em meio aos cidadãos e dentro do governo também podem estar atuando para identificar qualquer inimigo público e direto do Império.

Sua roupa padrão é uma armadura preta parcial junto de uma roupa mais confortável e ágil, permitindo que ele tenha 100% de sua capacidade, além de um capacete único para essa posição. No lado esquerdo do seu peito possui uma placa que define sua posição, tendo 2 quadrados azuis, 1 cinza e 1 vermelho. Sua posição vinha logo abaixo de generais.

Na série animada, o agente da BSI Kallus foi o principal responsável, após a queda do Grande Inquisidor, a perseguir o grupo de Ezra e companhia pela galáxia a fora, colocando sempre em risco sua posição dentro do Império por causa de seus eventuais fracassos. Mais a frente ele acabou virando um agente duplo, trabalhando para os dois lados, mas na real era só uma farsa para enganar o Império de suas reais intenções.

GENERAL

É a segunda patente mais altaa dentro do Império. Geralmente eles vinham de membros da BSI, ou ainda sendo, dependendo sua área de trabalho. Assim como todos os oficiais acima dos Stormtroopers, eles possuem em seu lado esquerdo do peito uma placa, porém agora com 8 quadrados, sendo 4 vermelhos em cima e 4 azuis em baixo.

Como se deve imaginar, essa posição é de grande comando dentro do Exército e da Marinha, podendo controlar muitas tropas e frotas para um combate ou um sistema.

ALTO-GENERAL

São o cérebro dentro do alto comando, podendo até mesmo dar ordens ao Vader — claro que isso era algo um tanto imprudente se for feito de maneira equivocada. Sua principal função era manter as tropas bem alinhadas assim como os suprimentos para futuras campanhas de guerra, mantendo sempre a saúde de suas frotas estáveis.

Eles eram identificados pela placa no lado esquerdo do peito tendo 6 quadrados vermelhos.

MARINHA IMPERIAL

A Marinha Imperial, ou Frota Imperial, é uma força enorme dentro do Império. Basicamente são eles quem tem o maior poder e alcance dentro da galáxia. Diferente do Exército, a Marinha tem suas próprias patentes e seus próprios uniformes com placas e cilindros que os identificam.

OFICIAIS DE CONVÉS

São os soldados que trabalhavam apenas nas naves, vigilantes, trabalhando na manutenção e na direção da nave. Eles não tem outras funções, apenas devem defender a qualquer custo a frota. Seu uniforme pode ser marrom ou preto, dependendo de qual nave eles possam estar servindo.

ASPIRANTES

Esses oficiais são o mais baixo estágio da linha de comando da Marinha, onde eles estão sempre à disposição de outros oficiais de maior patente, ajudando na parte de controle, estratégia e logística. A ideia é que eles sejam os futuros comandantes, coletando informações e estudando sobre a frota onde estão alocados.

A partir daqui, todos terão algum detalhe que o identifique, nesse caso, as placas voltam a exemplificar isso. O Aspirante tem a placa do lado esquerdo com 2 quadrados, 1 azul e outro vermelho. Seu uniforme também pode variar entre duas cores, preto e marrom.

TENENTE

Os tenentes são os comandantes de linha de frente de uma frota, comandando sempre esquadrões de Stormtroopers e caças. Basicamente eles eram a parte de diálogos entre os mais baixos e os mais altos do comando dentro da Marinha. Seu uniforme é marrom e tem na sua placa de identificação 4 quadrados, 2 vermelhos em cima e 2 azuis em baixo, além de um cilindro de código azul.

Dentro dessa patente existem outras duas variantes, o Tenente Júnior e o Tenente Sênior, cada um com sua particularidade:

  • Tenente Júnior – era o subalterno e estava em treinamento para se qualificar em sua patente. Os uniformes são marrons e tem uma placa do lado esquerdo do seu peito com 2 quadrados azuis;
  • Tenente Sênior – é o comandante dessa patente, é ele quem da as ordens e qualifica seus comandados, sendo eles iniciantes ou não. Vale ressaltar, que eles trabalham na parte tática da Marinha, sempre auxiliando para ter mais experiência dentro da linha de comando, além de comandar cruzadores leves. Continuando com o uniforme marrom, mas agora com uma placa ao lado esquerdo do peito, com 4 quadrados, 3 azuis e 1 vermelho, além de um cilindro de código azul.

CAPITÃO

Sendo um dos oficiais mais bem colocados, eles já são comandantes de alta responsabilidade, colocando em seu poder até mesmo uma nave Capital Destroyer. Sabendo disso, eles comandam um grande número de soldados e oficiais.

Os capitães podem ser identificados pela placa ao lado esquerdo do peito contendo 6 quadrados, 3 vermelhos e 3 azuis e um cilindro de código azul. Uma nota a respeito, havia também outras identificações como 6 quadrados amarelos, ou 5 quadrados, sendo 2 vermelhos, 3 azuis e um cilindro de código azul.

COMODORO

Agora chegamos aos oficias do alto escalão do comando, onde eles podem comandar frotas navais e comandar suas próprias missões dentro de seus sistemas. Sua identificação é uma placa com 8 quadrados, 4 vermelhos e 4 azuis, além de 2 cilindros de código azuis em cada lado do uniforme na altura do peito.

Vale ressaltar que Comodoros geralmente seguem uma linha de comando, mas ainda sim total liberdade para excursões dentro de seu sistema, procurando colocar ainda mais aquele combinados de planeta a sua guarda.

VICE-ALMIRANTE

São os oficiais que trabalham na parte de inteligência da Marinha Imperial. Sua identificação seria a placa em seu lado esquerdo do peito com 10 quadrados, sendo 5 vermelhos, 5 azuis e 3 cilindros de código azuis. Eles sempre estão ao lado dos Almirantes durante a reunião de estratégia do comando de inteligência da frota, orientando e colocando o trabalho à prova para que seus superiores possam traçar a melhor estratégia.

ALMIRANTE

Esse é o último escalão antes dos principais membros oficiais do Império Galáctico. Todos que chegaram essa posição, poderiam se considerar honrados, já que se tornar uma Almirante é algo que muitos oficiais almejam a vida toda, mas é para poucos. Sendo bem sincero, apenas para os melhores entre os melhores.

Eles comandam toda uma frota, contendo 3 naves de classe Destroyer, além das menores. Também são considerados grandes líderes, tendo sempre grande inteligência e sabedoria dentro da Marinha. Seu uniforme na sua grande maioria é branco e sua identificação contem 12 quadrados, sendo 6 vermelhos e 6 azuis, além de 2 à 4 cilindros de código azuis.

ALTO-ALMIRANTE

Na imagem vemos uma identificação diferente do que o original, isso porque dentro do império, elas podem variar quando o Alto-Almirante é um Moff.

A partir daqui teremos os oficiais de maiores patentes de todo o Império. Os Alto-Almirantes são considerados os membros do alto posto de comando da marinha, também conhecidos como os Moff e os Grandes Moff.

Sua identificação originalmente era de 12 quadrados, 6 azuis, 5 vermelhos e 1 amarelo, além de 4 cilindros de código azuis, mas com o tempo, por serem Moff, eles tinham suas próprias insígnias de identificações.

O primeiro desses foi o próprio ex-almirante da República Tarkin, que era muito respeitado pelo próprio Imperador, que via em seu amigo um aliado muito poderoso para o comando de suas tropas.

GRANDE ALMIRANTE

Grande Almirante Thrawn

Era uma das patentes mais difíceis de conquistar, só o fato de se tornar um, já é algo de muita honra, basicamente, se aposentar nesse nível poderia lhe dar um sistema para se governar. Agora ele tem o comando inteiro da frota, estando abaixo apenas de alguns Moff Imperiais, do Grande Moff e do Imperador, fora isso, ele controla a maior força da galáxia a sua disposição.

Sua identificação é de 12 quadrados, 6 azuis, 3 amarelos, 3 vermelhos e 4 cilindros de códigos azuis.

Um dos mais famosos foi o Grande Almirante Thrawn, que por anos perseguiu as células rebeldes da galáxia, na maioria das vezes com sucesso, mas sua queda foi quando ele enfrentou Ezra Bridger na série animada Rebels. Atualmente ele está sumido, pois acabou desaparecendo junto do jovem Jedi no final de sua carreira. Vale ressaltar que ele foi um oficial que subiu muito rápido em seus postos por causa de sua alta inteligência e sabedoria de guerra, fora que era um hábil lutador.

A série de Ahoska Tano promete revelar mais a respeito de seu desaparecimento, mas por hora, precisaremos esperar para ter essas informações — a série está programada para 2023.

MOFF IMPERIAL

Moff Gideon – Personagem que aparece na série de The Mandalorian

São os governantes de setores imperiais. Geralmente, para se tornar um, precisa ser escolhido por um conselheiro, ou pelo próprio Imperador. Eles ficam estacionados geralmente em seu setor especificado, lá ele tem total comando sobre o Exército e a Marinha, podendo até mesmo controlar os Almirantes até o Grande Almirante — dependendo de quem fosse.

Sua identificação era composto por 10 quadrados, sendo 5 azuis, 3 vermelhos, 2 amarelos e 2 á 4 cilindros de códigos azuis.

GRANDE MOFF

Grande Moff Tarkin

O Grande Moff é a mais alta patente de todo Império, estando abaixo apenas do Imperador. Eles comandam grupos Sistemas Estelares. Esse título político foi criado por causa do grande Tarkin, que era considerado um dos líderes de maior autoridade e respeito dentro de todo Império Galáctico.

Eles tem total controle de tudo ao seu redor dentro do sistema que eles têm controle, podendo tirar ou dar patentes para qualquer oficial, além de estar totalmente presente e a par de todos os planos do Imperador — pelo menos aqueles que os tem permissão do próprio Palpatine.

Tarkin é o mais famoso e podemos dizer o mais próximo, além de Vader, do Imperador Palpatine. Por muitas vezes foi ele quem ajudou o Lorde Sith a conquistar certas campanhas e até mesmo subjugar planetas. Sabe-se também que ele é o único que tem a real autorização de poder comandar o Lorde Sith Darth Vader, realocando ele para onde Tarkin achar melhor.

Sua identificação tem 12 quadrados, sendo seis azuis, 3 vermelhos, 3 amarelos e entre 2 a 4 cilindros de códigos azuis, no caso de Tarkin 4 cilindros.

DARTH VADER

Pode se dizer que além de Tarkin, ele é o outro comandante supremo do Império, tendo principalmente ao seu dispor os Inquisidores como sua própria frota, sistema e oficiais. Mas isso não quer dizer que ele não possa ir para outro comando e dar ordens, ele tem total autoridade para isso, apenas tendo que esclarecer suas ações para o Imperador e as vezes para o Grande Moff Tarkin.

Saiba mais sobre esse personagem:

Quem é Darth Vader? A história completa do vilão mais icônico de Star Wars

Vale ressaltar que existem outros rankings dentro do próprio império, mas preferimos usar os mais conhecidos e por patentes mais importantes.

Para ficar por dentro de todas as principais novidades da cultura pop, siga a gente no Instagram clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.