26 de julho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Anéis de Poder | Novo trailer levanta o hype do público e alavanca as teorias para a série

6 min read

Na última sexta feira (23), durante San Diego Comic-Con, foi mostrado o novo trailer de Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que levou os fãs a loucura e o público surtar na internet. Teorias e conspirações foram soltas por toda a rede, mas algo ficou bem claro: a Amazon não tá de brincadeira! Fazendo com que, até mesmo, os fãs que estavam torcendo os narizes começassem a ver com bons olhos a produção.

Veja o trailer:

O que sabemos sobre a série:

Muitas novas informações foram divulgadas com o trailer, dentre elas, detalhes sobre a trama, onde vimos os elfos, humanos e anões vivendo suas vidas de forma pacifica, mas com um evento peculiar onde toda a Terra-média acabou presenciando, o rasgo de uma bola de fogo no céu, acabou mudando os semblantes de seus habitantes. Ao decorrer das cenas vemos os povos se movimentando conforme a necessidade de seus povos, porém, apenas alguns realmente se importam com o que pode vir pela frente, os pequeninos (Hobbits), e alguns elfos e humanos.

Galadriel em frente a Palantír.

A um destaque muito interessante apresentado no trailer, Galadriel (Morfydd Clark), já vinha prevendo que algo estava para acontecer, vendo que o mal nunca tinha realmente sessado, e a cena que me chamou atenção, foi ela usando a Palantír (na trilogia vemos essa pedra em formato de uma bola com Saruman, que a usa para se comunicar com Sauron), uma antiga relíquia que consegue observar tanto o futuro quanto outros lugares onde outras dessas pedras negras existam. Nela, ela tem visões do que vem por ai, muito fogo e caos.

Árvore Branca de Valinor em meio ao reino humano, perdendo suas pétalas e mostrando sinais da queda do reino.

Outra cena que me chamou muita atenção é da Árvore Branca de Valinor, que está no reino númenoriano, onde claramente vemos ela se deteriorando, pressentindo, se assim podemos dizer, a queda do reino humano. Parece pouco, mas isso tem um marco enorme para o contexto histórico das obras de Tolkien no que se trata dos humanos, pois essa árvore é o símbolo do reino, onde apenas quando os verdadeiros reis estão postados no trono, é que ela florescerá. Vemos isso na trilogia também, onde vemos ela seca, mas os soldados em volta guardando ela, pois seu símbolo é algo passado de geração a geração, marcando o retorno do rei que foi Aragorn.

Vale ressaltar que nas obras, Tolkien sempre detalhou as belezas do mundo, colocando as florestas, montanhas, planícies, ermos, cavernas e pântanos sempre muito bem destacados, mostrando a imponência da natureza no mundo, esse era de fato uma paixão que ele tinha pela nossa Terra, e que acabou transmitindo para seus livros.

Assim podemos concluir que de fato, a produção teve todos os cuidados de transmitir pelo menos no figurino e na arte visual de seus cenários, todo o resplendor que havia sido detalhado nos livros.

Teorias

Afinal, é o Sauron ou não é?

Bem, antes de mais nada sabemos que a história vai se passar na 2ª Era, bem na época da criação dos anéis de poder, isso quer dizer que teremos o vilão Sauron, rodeando entre os povos, ou melhor, se esgueirando pelas sombras, afinal, o mal estava dormindo e foi acordado.

A questão é, quando? Até então, nos foi mostrado cenas de seus servos, como os orcs, os Cultistas de Melkor e o próprio Balrog. Mas, uma das figuras que foi mostrado (personagem acima na imagem), foi o grande alvo das teorias desse último trailer lançado na San Diego Comic-Con, isso porque, muitos acreditam que seja ele a versão “élfica” de Sauron, pelo jeito que foi encarado a cena e de que forma ela foi mostrada ao público, fazendo com que todos acreditassem que sim, ele é o Senhor do Escuro.

Infelizmente, ainda não temos certeza dessa teoria, mas podemos dizer que essa já está caindo por terra, pois os fãs e estudiosos da literatura de Tolkien, acreditam que não, sendo apenas um vassalo, membro dos cultistas, e que talvez faria uma ligação entre ele e seu senhor.

Outra teoria sugere que aquela bola de fogo que vimos rasgando os céus (assim como mostrado na imagem acima, retirada do trailer), seja Sauron retornando para a Terra-Média, mas também não a nada confirmado. Os mais loucos por teorias dizem que essa “bola de fogo”, é Balrog, mas também não é um fato confirmado e nem embasado, já que o mesmo foi confirmado pelos anões de forma menos explicita, que existe uma sombra nas profundezas da montanha de Moria, e que algo lá foi despertado. Isso também é visto, para aqueles que assistiram o 1º filme O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, onde vemos Saruman comentando sobre, enquanto que Gandalf se mostra contrário a entrar nas Minas de Moria, dizendo as seguintes palavras:

Moria, você tem medo de entrar naquelas minas! Os anões cavaram bastante e muito profundamente. Sabe o que eles acordaram na escuridão de Khaza-dum? Sombra e chamas!

Saruman, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001).

Até o momento o que sabemos é que, sim Sauron está vindo, e sim, a primeira temporada será mais uma introdução do que vai vir por ai, afinal temos 5 temporadas programadas, então não caiam nessa ideia de que tudo será mostrado na primeira temporada, afinal, a ideia é que a história se estenda um pouco mostrando todos os arcos da série. Isso me soa muito interessante e positiva, afinal, a Terra-Média é muito grande e tem muita coisa para ser explorada, ainda mais dentro da 2ª Era, onde muito e pouco se sabe.

Acredito que o máximo que iremos ver nessa 1ª temporada, é algumas pequenas situações colocando os humanos e os elfos contras os orcs, e bem provável, Balrog assim como o próprio Sauron, fiquem mais para o final, ou para o final do primeiro episódio, mas que seja apenas para dizer “estou aqui”, mais do que isso, não acredito que irá acontecer.

Como eu comentei acima, será uma temporada introdutória, onde teremos muito sobre a política do povo de Númenor e os elfos em seu esplendor. Além de claro, outros personagens que irão contar suas próprias histórias com o decorrer dos episódios, entregando mais riqueza e detalhes para a obra.

Destaque

Thúrin III, sentado em seus aposentos olhando Moria de uma vista privilegiada.

Quero deixar como destaque, a presença dos anões e a Mina de Moria. Isso me pegou de uma forma nostálgica, enfim, teremos de uma forma peculiar e extraordinária, as profundezas do reino dos anões em seu auge, onde vemos a riqueza de detalhes e sua cultura muito bem destacada, algo que foi muito discutido e massacrado na trilogia do Hobbit (2012) com Erebor (outra cidade anã) e seus personagens.

Podemos dizer que a equipe de maquiagem e figurino, além da equipe de criação e edição, fizeram um trabalho excepcional, finalmente estamos vendo uma versão muito bem representada e adaptada dos livros, é algo muito agradável ver isso.

Conclusão

Como foi dito, muitas novas informações foram mostradas nesse último trailer, mas fica muito difícil falar sobre todos sem criar um texto enorme, então basta sabermos o essencial por hora e aguardar pelo lançamento da série, algo que a cada dia que se passa fica cada vez mais angustiante para poder assistir os primeiros minutos dessa incrível produção proporcionada pela Amazon Prime. 

A série será lançada no dia 02 de setembro de 2022.

Confira também:

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Veja o que o elenco e criadores estão dizendo sobre a série

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.