23 de julho de 2022

Nerd Cult News

O seu blog preferido de Cultura Pop

Dungeons & Dragons | Análise completa do Trailer

12 min read

Durante a San Diego Comic-Con foi divulgado o primeiro trailer de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, que é baseado na franquia de jogos do famoso RPG de mesa que leva o mesmo nome, e podemos dizer que está insano. Filme esse que será uma fantasia épica, algo que está voltando com muita força nesse ano, já que teremos Senhor dos Anéis: Anéis de Poder, A Casa do Dragão (Game of Thrones), The Witcher, Willow e entre outras produções com o mesmo gênero.

Hoje preparamos uma análise completa e minuciosa de todos os detalhes que você pode ter deixado passar ou não entendeu no trailer de Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes.

Mas antes, saiba mais sobre o que é RPG de Mesa:

O que é RPG de mesa? O Guia Definitivo para começar sua aventura

Dungeons & Dragons (D&D)

Criado por Gary Gigax e Dave Arneson, é um jogo de interpretação de papéis de alta fantasia, onde os jogadores vestem o personagem criados por eles e saem em aventuras narradas por um narrador, ganhando experiências, histórias e aumentando o vínculo entre os participantes.

Publicado pela primeira vez em 1974, sua primeira edição era simples e com muita narrativa, onde basicamente a regra era se divertir em um mundo de fantasia inventado pelos jogadores. Com o passar dos anos, outras edições foram agregadas e atualizando o sistema em si, colocando mais regras e aprimorando lacunas que ficavam faltando em edições anteriores.

Quando foi lançado, era para ser um spin-off de um jogo de tabuleiro chamado Chainmail (1971), que também foi criado por Gary Gigax e um outro amigo Jeff Perren. Entretanto, o sucesso acabou se tornando grande entre os fanáticos por jogos de aventuras, colocando ele em um destaque muito grande.

Gary tem como base realmente os jogos de tabuleiros, mas sua mitologia, sua fantasia, foi fortemente influenciada nas obras de J.R.R. Tolkien, o criador de Senhor dos Anéis. No começo, ele minimizava e evitava muito falar a respeito, por tentar evitar comparações entre ambos os produtos, mas em 2000, ele acabou reconhecendo a influencia.

Alguns personagens que ele tinha colocado em seu jogo, acabaram tendo que mudar, já tinham direitos autorais próprios pela Tolkien Enterprises. Alguns desses são bem famosos como por exemplo os Hobbit, que acabaram sendo alterados para Halfling, Ent para Ente e o vilão Balrog para Balor.

Suas Produções Cinematográficas

Durante muito tempo, algumas produções cinematográficas foram criadas baseadas em D&D. O mais famoso é a animação de 1983, onde jovens tentam voltar para casa, passando por diversas aventuras e dificuldades que aparecem em seu caminho, além de claro, enfrentar o grande mal chamado Vingador, que vai fazer o possível para impedi-los de voltar para seu lar. No Brasil a série chegou apenas em 1986, e foi um sucesso absoluto entre os fãs brasileiros.

A série contem 3 temporadas com 27 episódios produzidos, entretanto, apenas um, o último episódio, não foi ao ar. Ele foi escrito pelo roteirista Michael Reaves, que acabou afirmando o seguinte sobre ele:

Caverna do Dragão foi um programa muito sombrio, muito à frente de seu tempo, tipo um Gargoyles dos anos 80, e boa parte do crédito vai para Judy Price, que era a presidente da Programação Infantil da emissora CBS. Ela aproveitou a chance de exivir o nosso desenho e não mais uma cópia safada de Ursinhos Carinhosos no ar. Nós levamos o programa até os limites da época, como por exemplo o episódio “O Cemitério dos Dragões” (o sétimo episódio da segunda temporada, que eu escrevi), onde as crianças contemplam a possibilidade de matar o Vingador para poderem voltar para casa. Isso causou uma guerra com a emissora. As chances de um episódio com um enredo desses passar erma, e ainda são, tão grandes quanto o Superman cheirar pó de Kriptonita! Mas eu sei que só falar isso não vai ser o suficiente para acabar com os boatos. Então eu resolvi colocar evidências, ao invés de só explicar. Aqui está “Requiem”, o misterioso e tão-falado episódio final de Caverna do Dragão, é o primeiro rascunho, que eu entreguei em 18 de maio de 1985. Espero que ele atenda às suas expectativas. Se sim, fico feliz. Se não, minhas desculpas, mas por favor, tenha em mente o mantra que me serviu muito bem há muitos anos: ‘É só televisão’.

Por muitos anos muitas teorias foram faladas sobre o episódio, adaptações também foram produzidas, tanto em quadrinhos quanto no YouTube. Porém, a mais conhecida e até mesma afirmada por Michael, é a batalha final entre o Vingador e os jovens heróis, onde eles se mostram muito mais prontos para derrotar o vilão, e assim, decidir se iriam voltar para casa ou não. Nesse ponto, podemos ter em mente que era esperado talvez uma nova temporada, mas ficou no vazio, já que ele não se seguiu.

Outra produção foi os filmes em live-action,  que foram lançados entre os anos 2000 e 2012, contendo 3 filmes. Tirando o primeiro que foi legal por assim dizer, conseguiu transmitir bem uma aventura de RPG, os demais foram péssimos, fazendo com que os fãs criassem um ranço e esquecessem essas duas produções.

Porém, agora a coisa, aparentemente, é diferente, já que o filme vem com um orçamento e elenco digno de Hollywood.

Análise do Trailer

Antes de mais nada, se você ainda não viu, é melhor você conferir, pois iremos detalhar o máximo possível tudo que foi mostrado.

Confira:

O trailer esta absurdo, com tudo que tem direito dentro de uma aventura de D&D, dragões, demônios, criaturas populares entre os fãs e personagens para lá de interessantes. Além de muito fogo, aço sendo quebrado, lutas que aparentemente serão fantásticas e claro, muita magia em torno de toda a trama, não tinha como não deixar de lado isso.

O destaque evidente é justamente seu enredo. Além de escancarar qual deve ser a história que o longa vai apresentar, ele deixa bem claro como será o ritmo e o tom da trama, o que me deixa de certa forma aliviado, já que um bom filme de RPG, tem que ser primeiramente “divertido”, ou seja, ponto positivo por hora.

Outro detalhe curioso é o nome, que curiosamente foi traduzido de forma diferente para nossa língua. No original seria algo como Honra Entre Ladrões, porém, foi substituído para Honra Entre Rebeldes, um tanto estranho na realidade, já que a versão original faz mais sentido quando se trata de uma aventura de RPG.

Isso também da uma visão mais clara do porque não precisava ter mudado o final do título. Na trama, os “heróis” embarcam em uma missão para roubar um artefato mágico, porém, eles não sabiam que o seu contratante era uma espécie de arauto do mal, que vai usar aquele tesouro para dominar e destruir o mundo. Agora eles tem a difícil tarefa de reparar os seus erros, caindo em uma aventura ainda mais complicada, algo bem comum nas mesas de jogadores ao redor do mundo.

Uma outra informação curiosa e até mesmo nostálgica, é que o filme vai fazer referências ao clássico animado Caverna do Dragão e que devemos ter alguns personagens, ou itens dando as caras em algum momento, mas, apenas quem esteve na San Diego Comic-Con pode ter uma prévia dessas imagens, agora basta sair algum teaser ou imagens oficiais para confirmar e todos estarem cientes disso.

No mais, para os fãs de RPG de Mesa, esse trailer deu um ar de esperança e de muita angústia, pois o filme sairá apenas no dia 02 de março de 2023, ou seja, falta muito tempo ainda para vermos essa aventura nas telonas.

Elenco:

Chris Pine, em Dungeons & Dragons.

Um dos fatores que chamou muita atenção, foi o elenco e é por ele que vamos começar a falar a respeito. Para começar temos o protagonista Chris Pine (Star Trek, capitão James T. Kirk), foi uma dos grandes nomes apresentado nesse filme. Na trama ele será o líder do grupo, um Bardo contador de história e que gosta de criar planos para lá de controversos.

Regé-Jean Page, em Dungeons & Dragons.

Outro destaque para o elenco é Regé-Jean Page, que interpretará um Paladino, o queridinho do público feminino em seu papel em Bridgerton, Simon Baset. Ele aparece no trailer combatendo algum mal, algo muito comum para um Paladino.

Michelle Rodriguez, em Dungeons & Dragons.

Mais um destaque é a famosa e talentosa atriz Michelle Rodriguez (Velozes e Furiosos, Letty Ortiz), que será quem vai descer o braço, metendo a porrada em qualquer um que estiver em seu caminho, bem como qualquer Bárbaro que se prese.

Sophia Lillis, Justice Smith e Hugh Grant, em Dungeons & Dragons.

Além deles dois teremos Justice Smith (Jurassic World: Dominion, Franklin Webb), que será o Feiticeiro, ou Mago, algo que não pode faltar em um grupo de RPG, além de ser um elfo. Sophia Lillis (Gretel & Hansel, Gretel), será a Druida do grupo, trazendo a magia da natureza para as telonas, como por exemplo se transformar em um Urso-Coruja, aparentemente ela é um Tielfling, mas ainda nada confirmado. E claro para finalizar Hugh Grant (O Diário de Bridget Jones, Daniel Cleaver), que aparentemente será um líder de alguma cidade local.

Monstros e Criaturas:

Em toda aventura e história, não são apenas os heróis que tem seu destaque correto? Os vilões, monstros e criaturas tem seu destaque para poder abrilhantar ainda mais uma obra de fantasia épica, ainda mais se tratando de D&D, onde não poderia faltar nada além dos seres mais icônicos de todo o jogo. Saiba agora quais deles apareceram no trailer.

Urso-Coruja

Urso-coruja, em Dungeons & Dragons.

Esse talvez foi o destaque que fez muitos fãs surtarem, um urso-coruja é uma das criaturas mais populares dentro do universo do D&D, apesar de claro, ser apenas uma transformação de uma pequena druida, que tem o poder de se transformar em algumas criaturas da natureza.

O Urso-coruja tem um grito que ecoa através de vales escuros e florestas cobertas pelo breu, penetrando a noite tranquila para anunciar a morte de sua presa. Penas cobrem a espessa pelagem felpuda do seu corpo de urso, e as pupilas cristalinas dos seus grandes olhos redondos encaram furiosamente a partir de sua cabeça de coruja. Sua ferocidade é conhecida pelo mundo, além da agressão, teimosia e mau-humor que o torna uma das criaturas mais temidas da natureza entre os predadores

Sua origem é um debate sem fim, porém, a teoria mais comum entre o mundo dos estudiosos, tanto arcanos quanto bibliotecários, é que um mago louco criou o primeiro exemplar ao mesclar uma coruja gigante com um urso. No entanto, os elfos mais antigos afirmam conhecer essas criaturas há milhares de anos, e alguns poucos insistem que os urso-coruja sempre existiram em Faéria.

Características

Monstruosidade, grande, sem alinhamento. Nível de desafio 3.

  • Força 20 (+5)
  • Destreza 12 (+1)
  • Constituição 17 (+3)
  • Inteligência 3 (-4)
  • Sabedoria 12 (+1)
  • Carisma 7 (-2)

Classe de Armadura: 13 (armadura natural).

Pontos de vida: 59 (7d10 + 21).

Deslocamento: 12 metros.

Sentidos: visão no escuro 18 metros, Percepção passiva 13.

Habilidades Básicas: Visão e Olfato Aguçados. O urso-coruja tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam da visão ou do olfato.

Ações: Ataques Múltiplos, Bico e Garras.

Cubo Gelatinoso e Pantera Deslocadora

Cena retirada do trailer.

Nessa cena vemos duas criaturas, no canto direito com um tom acinzentado temos o Cubo Gelatinoso, e em destaque uma Pantera com dois tentáculos saindo de seus ombros.

Essa gosma se proliferam na escuridão, evitando áreas de luz plena e temperaturas extremas. Elas circulam partes úmidas do subsolo, alimentando-se de qualquer criatura ou objeto que possa ser dissolvido, esgueirando-se ao longo do solo, escorrendo por paredes e tetos, espalhando-se através das bordas das lagoas subterrâneas e espremendo-se através de rachaduras. O primeiro aviso que um aventureiro recebe da presença de uma gosma é, muitas vezes, a dor aguda do toque ácido destas criaturas.

Existe uma variante, que possa ser essa no trailer, o Limo Cinzento Psiônico, uma criatura que viveu muito tempo para evoluir e se tornar mais inteligente, desenvolvendo uma capacidade psiônica limitada. Mas é só uma observação a respeito.

Sua origem é incerta, mas de acordo com o Demonomicon de Iggwilf e outras fontes, as gosmas são fragmentos dispersos ou descendentes do lorde demônio Jubilex. Verdade ou não, o Lorde sem Rosto é o único entre os poucos seres que podem controlar as gosmas e imbuía as com um mínimo de inteligência.

Características

Gosma, grande, sem alinhamento. Nível de desafio 2.

  • Força 14 (+2)
  • Destreza 3 (-4)
  • Constituição 20 (+5)
  • Inteligência 1 (-5)
  • Sabedoria 6 (-2)
  • Carisma 1 (-5)

Classe de Armadura: 6.

Pontos de vida: 84 (8d10 + 40).

Deslocamento: 4,5 metros.

imunidade à condições: amedrontado, caído, cego, enfeitiçado, exausto e surdo.

Sentidos: Percepção as cegas 18 metros (cego além desse alcance), Percepção passiva 8.

Habilidades Básicas: Cubo de Gosma e Transparente.

Ações: Pseudópode e Engolfar.

já a outra criatura, a Pantera Deslocadora é um predador monstruoso recebeu este nome pela capacidade inata de deslocar a luz, parecendo estar a vários centímetros de sua localização real. Ela assemelha-se a um grande e elegante felino coberto por uma pelagem azul escura. No entanto, sua origem extraplanar fica evidente pelos dois tentáculos que emergem de seus ombros e terminam em superfícies com saliências espinhosas e por suas seis pernas. Os olhos dessa criatura brilham com uma terrível malevolência que persiste até mesmo depois que ela morre.

Elas perambulam pelas terras crepusculares de Faéria por anos, até serem capturadas e treinadas para serem bichos de estimação, ou guardas de seu dono. Entretanto, elas são criaturas habilmente adaptáveis, e com o passar do tempo, elas acabam usando sua inteligência malévola para escapar de seus mestres.

Características

Monstruosidade, grande, ordeiro e mau. Nível de desafio 3.

  • Força 14 (+2)
  • Destreza 3 (-4)
  • Constituição 20 (+5)
  • Inteligência 1 (-5)
  • Sabedoria 6 (-2)
  • Carisma 1 (-5)

Classe de Armadura: 13 (armadura natural)

Pontos de vida: 85 (10d10 + 30).

Deslocamento: 12 metros.

E para finalizar a parte das criaturas, é claro que não poderia faltar em uma aventura um baú cheio de dentes e uma língua pegajosa que você não vai querer que pegue em nenhuma parte de seu corpo. Essa monstruosidade são predadores que mudam de forma, capazes de assumir o aspecto de objetivos inanimados para atrair criaturas e aniquilá-las. Em masmorras, estes seres astutos, na maioria das vezes, assumem a forma de portas e baús, pois aprenderam que tais objetos atraem um fluxo constante de presas.

Ao mudar de forma, um mímico excreta um adesivo que o ajuda a capturar presas e armas que o toquem. O adesivo é absorvido quando ele assume a forma amorfa, e concentrado em partes que ele usa para se mover. Mas, a um detalhe, se você oferecer alimentos para ele, podem permitir a passagem segura por seus domínios, ou fornecer informações úteis, claro que para isso você tem que saber como lidar com tal criatura.

Características

Monstruosidade, média (metamorfo), neutro. Nível de desafio 2.

  • Força 17 (+3)
  • Destreza 12 (+1)
  • Constituição 15 (+2)
  • Inteligência 5 (-3)
  • Sabedoria 13 (+1)
  • Carisma 8 (-1)

Classe de Armadura: 12 (armadura natural).

Pontos de vida: 58 (9d8 + 18).

Deslocamento: 4,5 metros.

Imunidade à dano: ácido.

imunidade à condições: caído.

Sentidos: Visão no escuro 18 metros, Percepção passiva 11.

Habilidades Básicas: Metamorfo, Adesivo (apenas na forma de objeto), Aparência Falsa (apenas na forma de objeto), Imobilizador.

Ações: Pseudópode e Mordida.

Vilão:

Cena retirada do trailer.

Ainda não sabemos muito a respeito, apenas que um arauto do mal, que mais parece um mago que se tornou um Lich, porém sem nenhuma certeza por hora, e alguns guerreiros que provavelmente fazem parte do culto.

Na cena em questão vemos um ritual sendo colocado em prática, onde vemos o vilão no centro com o artefato lendário em suas mãos, e um monte de pessoas, que ao meu entender são pessoas revividas, mas pode ser apenas membros do culto profano.

Cena retirada do trailer.

Enfim, já temos uma boa ideia do que pode vir acontecer, outros detalhes bem provável que teremos nos próximos trailers, mas por hora o que foi mostrado já é o suficiente para deixar qualquer fã alucinado e empolgado pela produção.

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes, chega aos cinemas em março de 2023 e foi produzido pela Paramount Pictures em colaboração com a eOne, ou seja, boas referências. Além de Goldstein e Daley que são os realizadores, com base num texto que escreveram com Michael Gilio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Uma empresa criadora de conteúdos nerds e agora também um clube de assinatura.